Jornalista inglesa Deborah James morre aos 40 anos vítima de câncer

Marcos Leandro - Especial para o Estadão

Em maio, ela publicou uma despedida em suas redes sociais: 'Meu corpo não aguenta mais'

Deborah James morreu aos 40 anos por complicações de um câncer de intestino.

Deborah James morreu aos 40 anos por complicações de um câncer de intestino. Foto: Instagram/@bowelbabe

Após seis anos lutando contra um câncer de intestino, a jornalista inglesa Deborah James morreu nesta segunda-feira, 28, aos 40 anos. Ela era apresentadora do podcast Me, You and The Big C ("Eu, Você e o Grande C", em tradução livre) que falava sobre o cotidiano de pessoas com a doença.

O anúncio foi feito em suas redes sociais por meio de uma carta escrita pelos familiares. "Estamos profundamente tristes em anunciar a morte de Dame Deborah James; a mais incrível esposa, filha, irmã, mamãe. Deborah faleceu pacificamente hoje, cercada por sua família."

A apresentadora usou os seus últimos anos de vida para lutar pelas pessoas com câncer. Além de levar conhecimento para as pessoas, ela arrecadou mais de 3 milhões de libras - cerca de R$ 20 milhões - para um fundo de pesquisa sobre a doença no Reino Unido chamado Bowelbab (seu usuário no Instagram).

"Deborah compartilhou sua experiência com o mundo para conscientizar, quebrar barreiras, desafiar tabus e mudar a conversa sobre o câncer. Mesmo em seus momentos mais desafiadores, sua determinação em arrecadar dinheiro e conscientização foi inspiradora", disse a família. 

 

 

 

Em maio deste ano, a jornalista publicou uma despedida em suas redes sociais. "A mensagem que eu nunca quis escrever. Tentamos de tudo, mas meu corpo simplesmente não está jogando a bola", escreveu.

"Meus cuidados ativos foram interrompidos e agora estou em casa, tendo a minha incrível família ao meu redor e o foco é não sentir dor, durante o tempo que passo com eles."