Gorilas posam para 'selfie' ao lado de guardas que os protegem de caçadores

Rodolfo Mondoni - O Estado de S.Paulo

Semelhança com humanos chamou a atenção em imagem que viralizou e atraiu olhares para proteção de animais em extinção

Gorilas posam ao lado de guarda florestal em parque nacional no Congo. 

Gorilas posam ao lado de guarda florestal em parque nacional no Congo.  Foto:

Dois gorilas foram flagrados pela câmera do guarda florestal Patrick Sadiki, que compartilhou a imagem com a legenda "Another Day at the Office" (outro dia no escritório). Na "selfie" chama atenção a postura dos animais muito semelhante a humanos ao lado do seu protetor. 

Os gorilas vivem no Parque Nacional de Virunga, que faz fronteira com o Parque Nacional dos Vulcões, área protegida mais antiga da África. Fundado em 1925 para defender sua rica biodiversidade, a região possui a presença dos últimos 880 gorilas-das-montanhas. Em 1979, foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

"Você pode fazer a diferença ao se juntar à nossa comunidade de pessoas dedicadas que visam proteger o mais antigo Parque Nacional da África e trazer paz e propriedade para quatro milhões de pessoas que dependem dele", diz mensagem do site do parque.  

Outro texto diz que parque foi "profundamente" impactado por guerras e conflitos armados nas últimas duas décadas e, portanto, o trabalho destemido dos guardas é crucial. No total, 179 guardas florestais morreram para proteger os animais na região.