Energia em minutos

Berenice Santos Guimarães - O Estado de S.Paulo

Receitas naturais que ajudam a repor a energia, para quem está na folia do carnaval ou curtindo uma praia

Suco revigoranteTempo de preparo: 5 minutosRendimento: 1 copoIngredientes: 100 g de uvas pretas1/2 xícara (chá) de cerejas frescas1 maçã2 cubos de gelo Preparo: 1. Lave as uvas, coloque-as de molho numa tigela com água filtrada e algumas gotas de desinfetante, por cerca de 20 minutos. Lave as cerejas e deixe-as também de molho. Faça o mesmo com a maçã.2. Passado esse tempo, escorra a água, coloque as uvas no copo do liquidificador e bata tem.3. Retire as sementes das cerejas e da maçã, corte-a em pedaços e coloque tudo no liquidificador. Junte o gelo e bata mais um pouco.Custo: baixoGrau de dificuldade: fácil Vitamina nutritivaTempo de preparo: 5 minutosRendimento: 1 porçãoIngredientes:200 ml de suco de laranja1/2 mamão papaia descascado e sem sementes1 colher (chá) de açúcar mascavo1 colher (sopa) de extrato de soja1 colher (chá) de semente de linhaça1 colher (chá) de guaraná em pó (opcional)Preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador até homogeneizar. Custo: baixoGrau de dificuldade: fácil Suco energéticoTempo de preparo: 5 minutosRendimento: 2 coposIngredientes: 250 ml de suco de laranja1 colher (chá) de guaraná em pó1 colher (sopa) de aveiamel orgânico a gosto1 cubo de geloPreparo: bata os ingredientes no liquidificador, com 1 cubo de gelo. Custo: baixoGrau de dificuldade: fácil Sanduíche integralTempo de preparo: 15 minutosRendimento: 1 porçãoIngredientes:4 colheres (sopa) de ricota amassada1 colher de sopa de azeite extravirgem 1 colher (sopa) de iogurte desnatado 2 colheres (sopa) de aveia em flocos2 colheres (sopa) de tomate seco picado 1 pitada de sal marinho 2 fatias de pão integral 4 folhas de rúcula Preparo: 1. Numa tigela, coloque a ricota, o azeite, o iogurte, a aveia, o tomate seco e o sal. Misture, amassando com um garfo, até obter uma pasta. 2. Distribua a pasta sobre as fatias de pão, disponha as folhas de rúcula e sirva imediatamente. Custo: baixoGrau de dificuldade: fácil Salada parafusoTempo de preparo: 30 minutosRendimento: 6 porçõesIngredientes:500 g de macarrão tipo parafuso5 colheres (sopa) de azeite3 dentes de alho picadinhos18 azeitonas pretas, sem caroço150 g de cogumelos em conserva30 g de anchovas1 xícara (chá) de suco de laranja1 colher (chá) de hortelã picadinhasal e pimenta-do-reino moída na hora, a gostoPreparo: 1. Cozinhe o macarrão em bastante água salgada fervente até ficar al dente.2. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Numa frigideira funda e grande, aqueça o azeite e frite o alho até começar a dourar.3. Retire do fogo e junte as azeitonas e os cogumelos picados, as anchovas esmagadas, o suco de laranja e os temperos. Misture bem.4. Escorra o macarrão, junte o molho e misture bem. Mantenha na geladeira para esfriar.5. Um pouco antes de servir, retire da geladeira.Custo: baixoGrau de dificuldade: fácilAs receitas da vitamina nutritiva, suco energético e sanduíche integral foram fornecidas pela nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde: 0800-0222528 (Alô Nutricionista, de segunda a sexta, das 13 às 18 horas); www.mundoverde.com.