Artistas promovem campanha para que jovens tirem o título de eleitor

Marcos Leandro - Especial para o Estadão

Nomes como Anitta, Bruna Marquezine e Taís Araújo estão usando suas redes para incentivar a votação. O ator Mark Ruffalo compartilhou tweet de Anitta e também fez campanha

Anitta, Bruna Marquezine, Taís Araújo e outros artistas estão incentivando que os jovens tirem o título eleitoral.

Anitta, Bruna Marquezine, Taís Araújo e outros artistas estão incentivando que os jovens tirem o título eleitoral. Foto: Denise Andrade/Estadão, Iara Morselli/Estadão e Estevam Avellar/Globo

* Atualizado às 17h55 de 24/3/2022.

Faltando sete meses para as eleições presidenciais, pouco mais de 10% dos jovens de 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor - o que representa o número mais baixo já registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas últimas três décadas.

Essa falta de engajamento político entre a população mais jovem fez com que inúmeros artistas aderissem a uma campanha de conscientização e incentivo voltada para esse público. 

O prazo para tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para poder votar vai até o dia 4 de maio. Jovens que completam 16 anos até 2 de outubro já podem solicitar o documento. 

Anitta está entre os nomes que usaram suas redes sociais para fazer um apelo aos eleitores dessa faixa etária. Ela brincou que sempre pedem para que ela "faça alguma coisa", mas ela não pode fazer sozinha e reforçou a importância do voto.

O ator Mark Ruffalo compartilhou a mensagem de Anitta e escreveu: "Em 2020, os americanos só derrotaram Donald Trump porque os eleitores recordes usaram seus direitos democráticos, especialmente os jovens. Para derrotar Bolsonaro, brasileiros de 16 e 17 anos, devem se registrar para votar nas próximas eleições até 4 de maio"

Bruna Marquezine foi outra artista que endossou o pedido de Anitta e também incentivou a galera. 

A cantora disse que, como forma de incentivo, só vai tirar foto com fãs de 16 e 17 anos que tiverem tirado o título eleitoral. O perfil do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), inclusive, curtiu a ideia.

A atriz Taís Araújo participou na última semana do movimento "Rolê das Eleições", que foi promovido pelo TSE para tirar dúvidas dos adolescentes.

 

 

Veja outros nomes que estão promovendo a campanha

Vários artistas e personalidades, como Juliette, Larissa ManoelaGil do Vigor, também entraram na campanha e estão ajudando a incentivar os jovens a tirarem o título.