'Tudo valeu a pena': Ludmilla fala sobre projeto em comemoração aos dez anos de carreira

RAFAEL NASCIMENTO - ESPECIAL PARA O ESTADÃO

Novo EP da artista, 'Back to Be', revisita o funk raiz do início da carreira da cantora; projeto será lançado nesta quarta-feira, às 21h

A cantora Ludmilla lança nesta quarta-feira, 23, um EP com seis faixas chamado 'Back To Be', em comemoração aos dez anos de carreira. O cantor Akon participa do projeto.

A cantora Ludmilla lança nesta quarta-feira, 23, um EP com seis faixas chamado 'Back To Be', em comemoração aos dez anos de carreira. O cantor Akon participa do projeto. Foto: Fernando Schlaepfer

MC Beyoncé está de volta! A persona incorporada pela cantora Ludmilla no início da carreira, e que a impulsinou ao estrelato, será revisitada pela artista no seu novo EP Back To Be, que será lançado em todas as plataformas digitais de música nesta quarta-feira, 23, às 21 horas. O projeto faz parte do início das comemorações de dez anos de carreira da artista.

Depois de se consagrar também como compositora, após o lançamento de seu último álbum, o Numanice #2, que é totalmente composto por canções escritas por Ludmilla, a maior parte delas solo e algumas em parceria, agora a artista repete o feito e Back To Be é inteiramente composto de canções originais, sendo quatro músicas feitas pela cantora e duas com compositores parceiros. Em entrevista ao Estadão, a artista revelou a sensação de revisitar sua história e lançar o material comemorativo à primeira década de trabalho.

"Nossa! É emocionante demais, gratificante demais. Assumir de novo a persona da MC Beyoncé para esse trabalho foi como dar um abraço nela e depois segurar o rosto, olhar nos olhos e dizer que a gente conseguiu, apanhamos um pouco, mas tudo valeu a pena e que eu honro e levo ela para sempre, no meu coração e na minha história", contou Ludmilla. A cantora afirmou ainda que a sonoridade do EP será "totalmente funk, com direito à palinha em inglês à la MC Beyoncé e tudo".

 

 

 

 

 

Sobre se além do EP, vão rolar outros projetos em comemoração aos dez anos de carreira como uma turnê especial ou outro EP com mais faixas, por exemplo, a cantora deu a entender que sim, mas preferiu fazer mistério: "Já está tudo traçado, mas é surpresa, fiquem de olho que durante todo o ano vou soltar algo em comemoração a este momento da minha carreira. Neste EP todas as faixas vão ganhar um vídeo, todos foram gravados em um Fervo da Lud, que fiz especialmente para ser registrado e matar a curiosidade do público de como são as festas que rolam na minha casa".

 

 

Participação especial de Akon

Back To Be terá seis faixas no total, entre elas a canção Putari4, que conta com a participação internacional do cantor Akon. A cantora revelou um pouco dos bastidores da faixa: "Estive com o Akon ano passado, na temporada que passei em Los Angeles. Ali surgiu a vontade de um feat [música em colaboração] e deixamos combinado que faríamos em breve. Fiz a música e ele deu o toque dele também. Akon é ícone de uma geração, foi incrível poder contar com a participação dele. Quando a MC Beyoncé poderia imaginar isso?", brincou a artista.

 

 

 

“Não é novidade para ninguém que eu tenho um carinho enorme pela MC Beyoncé e que todas às vezes que eu puder enaltecer aquele trabalho que fiz lá atrás, vou fazer. Porque foi ela o pontapé inicial de tudo isso que a minha vida e carreira se transformaram. Às vezes fico pensando: e se eu tivesse parado na hora que minha mãe mandou eu ir dormir, que ninguém ia querer ouvir o refrão de Fala Mal de Mim?" disse a cantora se referindo à música que marcou o início de sua carreira.

Além de Akon, o projeto conta ainda com a participação de MC Don Juan, que divide os vocais com Ludmilla na faixa Down Down Down. O EP também conta com mixagem dos DJs Will 22 e 2F, tendo o primeiro, inclusive, acompanhado toda a trajetória da MC Beyoncé e, na fase 'Ludmilla', participado da produção de sucessos como Din Din Din e Verdinha.