Thelma e Drauzio Varella fazem live sobre saúde da população negra

João Pedro Malar* - O Estado de S.Paulo

Na transmissão ao vivo os médicos irão falar sobre os problemas físicos e mentais que acometem esse grupo

Drauzio Varella e Thelma Assis falarão sobre doenças como hipertensão e depressão

Drauzio Varella e Thelma Assis falarão sobre doenças como hipertensão e depressão Foto: Divulgação

O médico Drauzio Varella e a campeã do BBB 20, Thelma Assis, farão uma live nesta quarta-feira, 15, para falar sobre os problemas de saúde enfrentados pela população negra no Brasil. A transmissão ao vivo ocorrerá às 18h, abordando problemas físicos e mentais.

A conversa recebeu o título #SaudeNegraImporta. Nela, Drauzio e Thelma, que é médica anestesiologista, vão trazer informações sobre questões de saúde frequentes na população negra, como diabetes, hipertensão e hipertensão.

De acordo com dados da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: uma política para o SUS, publicada em 2017 pelo Ministério da Saúde, a população negra representa 67% dos atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS), e 37,8% da população parda ou preta avaliam sua saúde como regular, ruim ou muito ruim.

As taxas de hipertensão e diabetes também são maiores na população negra, e as duas doenças são fatores de risco para a covid-19, agravando os efeitos do vírus. A live será transmitida no canal no YouTube de Drauzio.

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais