'Sob Pressão - Plantão Covid': veja curiosidades sobre o especial

Redação - O Estado de S.Paulo

Último episódio de temporada especial terá música inédita de Gilberto Gil e Chico Buarque e irmão de Julio Andrade vivendo o personagem Evandro na juventude

‘Plantão Covid’. Carolina atende pacientes infectados pelo coronavírus em um hospital de campanha, no Rio de Janeiro

‘Plantão Covid’. Carolina atende pacientes infectados pelo coronavírus em um hospital de campanha, no Rio de Janeiro Foto: João Faissal / Globo / Divulgação

último episódio do especial Sob Pressão - Plantão Covid vai ao ar na próxima terça-feira, 13, na Globo.

No 2º episódio, o espectador vai assistir cenas que envolvem a saudade de família e o negacionismo dos pacientes durante a pandemia do novo coronavírus.

O médico Evandro (Julio Andrade) vai entrar em coma após contrair a covid-19 e, em flashbacks, revisitará seu passado, 20 anos antes.

Será abordada a forma como o personagem decidiu entrar para a medicina, com participação especial de Fabiula Nascimento como Penha, sua mãe. Sua admiração por Samuel (Stepan Nercessian), também será abordada.

Curiosidades sobre o especial Sob Pressão - Plantão Covid

- Gilberto Gil e Chico Buarque gravaram uma música especialmente para o especial Sob Pressão - Plantão Covid. A letra e a melodia completas serão conhecidas no 2º e último episódio, mas sabe-se que um dos versos será "Vamos cantar que a vida é só agora".

- Quem interpretará Evandro quando jovem nos flashbacks do 2º episódio do especial é Ravel Andrade, irmão de Julio Andrade na vida real.

- O especial Sob Pressão - Plantão Covid marca o retorno de Stepan Nercessian à série. Seu personagem, o dr. Samuel, morreu na 2ª temporada após o ator assinar contrato com a Band, onde faria um programa inspirado em Chacrinha, que não chegou a ser produzido.

- O ator David Junior conta que durante as gravações do especial Sob Pressão - Plantão Covid descobriu que seu primo havia sido infectado pelo novo coronavírus. O cirurgião torácico Márcio Maranhão, consultor médico da série, ajudou-o a convencê-lo a procurar um hospital.

Inicialmente, ele havia sido atendido e liberado, voltando para casa após medicação. Dias depois, estava com dores no peito, mas não queria voltar ao local pois ainda tinha alguns dias de medicação. 

Após o conselho, retornou ao hospital e ficou internado na UTI por mais de 15 dias. Hoje, o primo de David Junior já está bem.

- Heslaine Vieira, que viveu uma jovem paciente que fica entubada após contrair a covid-19 no 1º episódio do especial de Sob Pressão, contou que fez o laboratório [preparação para viver as características do personagem] para a série pelo telefone.

- Os episódios do especial Sob Pressão - Plantão Covid retratam apenas os meses de abril e maio, considerados o 2º e o 3º meses da pandemia no Brasil.

- As gravações foram feitas em agosto de 2020.

- Mais de 90% das cenas foram gravadas em um hospital de campanha cenográfico que foi montado nos estúdios da Globo.

- Os Equipamentos de Proteção Individuais usados pelo elenco durante as gravações eram reais. "Os EPIs não eram cenográficos, eram fidedignos. Então, só ficavam os olhos de fora", contou Marjorie Estiano.

- Nem todos os espectadores se lembram, mas a série teve início após o sucesso do filme Sob Pressão, lançado em 17 de novembro de 2016.

O longa foi inspirado no livro Sob Pressão: A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro, do próprio Márcio Maranhão, em depoimento a Karla Monteiro.