Shakira é criticada por vender colar com símbolo que lembra nazismo

redação - O Estado de S.Paulo

Apesar das críticas, alguns fãs sugeriram que ela pode não ter percebido o significado do emblema

A cantora colombiana Shakira.

A cantora colombiana Shakira. Foto: Manu Fernandez/ AP

Shakira foi alvo de críticas após fãs notarem que o pingente de um colar vendido no site dela parecia com um dos símbolos usados pelos nazistas.

O pingente de ouro é formado por um padrão de sol com a inscrição 'Shakira El Dorado World Tour', feito para promover a turnê da cantora.

A imagem é similar ao símbolo do Sol Negro, também conhecido como Schwarze Sonne em alemão.

O site de notícias alemão Bento foi o primeiro a publicar sobre a questão e apontou que para a estranha semelhança do colar com a roda solar alemã, que ainda é fortemente associada a grupos ocultistas neonazistas.

Embora alguns fãs tenham criticado a cantora colombiana pelo uso do símbolo, outros sugeriram que Shakira pode não ter percebido o significado do emblema.

A produtora responsável pela peça se desculpou em rede social. "O colar que a Live Nation desenhou para a turnê de Shakira foi baseado em uma imagem pré-colombiana. No entanto, alguns fãs expressaram preocupação com sua semalhança não intencional com imagens nazistas. Nós, sinceramente, nos desculpamos por essa similaridade e tiramos o item da nossa coleção", afirmou.