Seguindo os passos de Lady Di, Príncipe Harry visita campo de minas terrestres na Angola

Duque repete ações de princesa Diana, sua mãe, ao atuar em defesa da desminagem no país; assista

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Príncipe Harry, também conhecido como Duque de Sussex, em campo de minas terrestres da Angola. Foto: Instagram / @sussexroyal

O príncipe Harry visitou na quinta-feira, 26, um campo de minas terrestres na província de Cuando-Cubango, na Angola, para conscientizar sobre o perigo que esses artefatos explosivos geram até hoje.

PUBLICIDADE

Num gesto simbólico em apoio à ONG Halo Trust, especializada na limpeza de escombros de guerra, o homem repetiu os passos de sua mãe, princesa Diana, também conhecida como Lady Di, que visitou o local em 1997 com a mesma finalidade. 

O duque de Sussex, de 35 anos, detonou manualmente uma mina e se encontrou com moradores da região para saber como o projeto de desminagem do governo - estimado em US$ 60 milhões (R$ 249,7 milhões) - está beneficiando a população local. Assista abaixo:

Na página oficial do ducado no Instagram, a família real britânica reafirmou o compromisso com a desminagem. "Em 1997, a princesa Diana visitou Huambo [província angolana] para trazer atenção global à crise das minas terrestres e às pessoas cujas vidas estavam sendo destruídas. Duas décadas depois, a área transformou-se de desolada e inabitável em animada e vibrante, com faculdades, escolas e pequenas empresas", escreveu.

Princesa Diana caminha em corredor seguro de campo minado em Huambo, Angola, em15 de janeiro de 1997 Princesa Diana caminha em corredor seguro de campo minado em Huambo, Angola, em 1997 15/01/1997 REUTERS Foto: Reuters

Atualmente, o governo angolano tem como objetivo eliminar todas as minas até 2025. A iniciativa tem como base o Tratado de Ottawa, uma convenção que proíbe desde 1997 o uso, armazenamento, produção e transferência de minas terrestres. Segundo a realeza britânica, 60 milhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem com medo dessas bombas todos os dias. 

Na manhã desta sexta-feira, 27, príncipe Harry se reuniu com militares perto de Dirico, vilarejo de Cuando-Cubango, para reforçar a desminagem. Além disso, ele visitou o Parque Nacional Luengue-Luiana para estimular o plantio de árvores, a fim de ajudar a proteger uma antiga rota de migração de elefantes e incentivar os animais a voltarem para a região. Veja o encontro:

"Passagens seguras, ou corredores de elefantes, terão que ser criadas para que eles possam retornar naturalmente, sem perigo para as comunidades ou as próprias terras", destacou a família real.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.