Samantha Schmütz tem conta do Instagram desativada e plataforma assume o erro

Bárbara Correa* - O Estado de S.Paulo

A artista afirma que sofreu censura nas redes sociais: 'Por que os meus questionamentos têm incomodado tanto?', indagou

A atriz Samantha Schmütz teve o perfil no Instagram reativado neste domingo,13

A atriz Samantha Schmütz teve o perfil no Instagram reativado neste domingo,13 Foto: Werther Santana / Estadão

Samantha Schmütz teve a conta no Instagram desativada neste domingo, 13. O bloqueio da plataforma ocorreu depois da atriz publicar alguns stories criticando o governo e artistas que não se posicionam sobre a pandemia

Ela comunicou o ocorrido no Twitter. "Desativaram minha conta do Instagram! Querem me enterrar, mas esqueceram que sou semente", escreveu. Horas após o desabafo, a artista voltou à rede social para compartilhar que teve o perfil reativado e citou que sofreu censura.

"Obrigada pelo apoio de todos que se mobilizaram contra a censura que sofri. Me questiono sobre o porquê da minha conta ter sido banida desta forma. Estamos vivendo tempos estranhos que precisam da nossa atenção", iniciou. 

"Antes de ser artista, sou uma cidadã e me posiciono há muito tempo. Mas, ultimamente, as reações têm sido diferentes. Por que os meus questionamentos têm incomodado tanto?", indagou. 

"Não somos robôs e estamos aqui para dialogar. Se minha conta foi desativada porque exponho as minhas opiniões, algo está errado. Enquanto ainda existem pessoas que fazem posts preconceituosos ou até fotos com armas, por exemplo, e continuam livres para estarem presentes por aqui, a minha conta foi temporariamente banida", escreveu.

"O fato de eu ter feito um chamado à classe artística para se posicionar e exercer a influência que tem de forma responsável e coerente incomodou muita gente. Por quê? Acho válido fazermos essa análise. Permanecemos aqui: atentos, fortes e sinceros", finalizou a atriz.

Procurado pelo Estadão, o Instagram enviou um comunicado em nota sobre o ocorrido. “Cometemos um erro e pedimos desculpas. A conta já foi restaurada”, afirmou um porta-voz do Facebook, empresa dona da plataforma. 

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais