Robert Pattinson faz 36 anos; relembre os melhores filmes da carreira do ator

Julia Queiroz* - O Estado de S. Paulo

De 'Crepúsculo' a 'Batman', artista britânico protagonizou grandes produções e hoje é um dos grandes nomes do cinema

Robert Pattinson completa 36 anos nesta sexta-feira, 13 de maio. O ator participou de grandes franquias como 'Harry Potter' e 'Crepúsculo' e de filmes independentes, como 'O Farol' e 'Lembranças'.

Robert Pattinson completa 36 anos nesta sexta-feira, 13 de maio. O ator participou de grandes franquias como 'Harry Potter' e 'Crepúsculo' e de filmes independentes, como 'O Farol' e 'Lembranças'. Foto: REUTERS/Tom Nicholson

Robert Pattinson completa 36 anos nesta sexta-feira, 13. O ator começou sua carreira como o personagem secundário Cedrico, na saga Harry Potter, em 2005, e ganhou fama mundial como Edward na franquia Crepúsculo.

Uma década depois, o inglês protagoniza a nova leva de filmes do Batman e deu vida ao herói no longa dirigido por Matt Reeves.  Entre os papéis, Pattinson esteve em mais de 20 produções, incluindo importantes lançamentos do cinema e do streaming.

Para comemorar o aniversário do ator, o Estadão selecionou alguns dos melhores filmes estrelados por ele. Confira:

 

Saga Crepúsculo (2008-2012)

É impossível falar de Robert Pattinson sem mencionar a Saga Crepúsculo. Os cinco filmes da franquia baseada nos livros de Stephanie Meyer foram sucesso de bilheteria e foram responsáveis por impulsionar a carreira do ator e de Kristen Stewart, que fazia seu par romântico. 

A série conta a história de Bella Swan, uma garota que se muda para a pequena cidade de Forks, onde seu pai mora. Lá, ela acaba se apaixonando por Edward Cullen, personagem de Pattinson, e é envolvida em um mundo de vampiros, lobisomens e muitos perigos.

Disponível em: Netflix, Prime Video, HBO Max, Globoplay e Paramount+.

 

 

Lembranças (2010)

Neste drama de 2010, Pattinson vive Tyler, um jovem rebelde e problemático que tem uma relação turbulenta com o pai desde uma tragédia que afetou sua família.

Após se envolver em uma briga, ele é preso e acaba apanhando de um policial. Em seguida, ele descobre que a filha do agente estuda na sua faculdade e decide tentar conquistá-la para se vingar do homem. No entanto, ele acaba desenvolvendo sentimentos verdadeiros pela garota.

Disponível em: Prime Video, Globoplay e Paramount+.

 

 

Água para Elefantes (2011)

Em Água para Elefantes, Pattinson atuou ao lado da atriz Reese Witherspoon. O filme conta a história de um jovem estudante de veterinária que precisa abandonar os estudos por conta de uma tragédia e encontra emprego em um circo itinerante.

O amor do personagem por um dos elefantes do circo acaba o aproximando de Rosie, uma das artistas da atração, mas o marido dela, dono do circo, vira um empecilho para a relação. 

Disponível em: Star+.

 

 

The Rover - A Caçada (2014)

Em The Rover - A Caçada, um dos primeiros filmes de Pattinson com a Saga Crepúculo finalizada, o ator interpreta Reynolds, um membro de uma gangue que foi abandonado por seus comparsas e precisa seguir viagem com um andarilho que teve o carro roubado.

O longa é uma espécie de ficção científica, no qual uma crise mundial tornou a Austrália um país desértico e desolado. 

Disponível em: HBO Max.

 

 

Bom Comportamento (2017)

Neste trihller psicológico, Pattinson é Constantine, um jovem criminoso que tem o plano de assaltar um banco para conseguir dinheiro, mas as coisas saem do seu controle quando o irmão dele acaba sendo preso.

Para salvar o rapaz, ele precisa se envolver em diversas situações que colocam ele mesmo como suspeito para a polícia.

Disponível em: compra ou aluguel no Apple TV e Google Play.

 

 

O Rei (2019)

Ao lado de Timothée Chalamet, Robert Pattinson estrela este longa sobre o rei Henrique V, que precisa assumir o trono da Inglaterra a contragosto após a morte do irmão.

Pattinson interpreta o príncipe da França, Delfim, em meio ao contexto da Guerra dos Cem Anos, e precisou arriscar um sotaque francês para encarar o personagem.

Disponível em: Netflix.

 

 

O Farol (2019)

Um dos filmes de Pattinson mais bem recebidos pela crítica é O Farol, no qual o ator dá vida a um jovem contratado para ajudar um homem responsável por controlar o farol de uma ilha isolada.

O longa recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Fotografia e também conta com Willem Dafoe, que chegou a elogiar o trabalho de Pattinson no filme.

Disponível em: Now e para compra no Apple TV.

 

 

Tenet (2020)

Dirigido por Christopher Nolan, Tenet é uma ficção científica que mostra um agente da CIA que precisa impedir que um oligarca russo inicie a Terceira Guerra Mundial. 

Pattinson interpreta Neil, um dos agentes da Tenet, organização misteriosa que contratou o homem para o serviço. 

Disponível em: HBO Max.

 

 

O Diabo de Cada Dia (2020)

Ao lado de nomes como Tom Holland, Bill SkarsgårdSebastian Stan, Pattinson vive uma padre de morais duvidáveis neste filme sobre uma pequena cidade tomada por violência e corrupção.

O longa se passa entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã e acompanha diversos personagens que acabam tendo suas vidas conectadas. 

Disponível em: Netflix.

 

 

Batman (2022)

Batman, é claro, é o lançamento mais recente com Pattinson. O ator encarou interpretar Bruce Wayne no filme de Matt Reeves ao lado de Zoë Kravitz e Colin Farrell.

O filme arrecadou US$128,5 milhões em seu final de semana de estreia e conta com 85% de aprovação no site agregador de críticas Rotten Tomatoes. 

Disponível em: HBO Max.

 

 

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais