Putin diz que Elton John é 'músico genial', mas está enganado sobre direitos LGBT na Rússia

Cantor afirmou que está profundamente incomodado com a declaração do presidente russo de que os valores liberais estão 'obsoletos'

PUBLICIDADE

Por Katya Golubkova
Atualização:
Presidente russoVladimir Putin e o cantor Elton John Foto: Alexander Zemlianichenko e Lewis Joly/ AP

O presidente russo, Vladimir Putin, disse neste sábado, 29, que Elton John está enganado sobre os direitos LGBT na Rússia, e exaltou o cantor britânico como um gênio da música.

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, 28, Elton John disse estar profundamente incomodado com a declaração de Putin de que os valores liberais estão “obsoletos” e são rejeitados pela maioria dos países ocidentais.

Ele também acusou Putin de hipocrisia por ter dito que deseja a felicidade da população LGBT, após notícias de que cenas gays de “Rocketman”, filme baseado na vida do cantor, foram censuradas na Rússia.

“Tenho muito respeito por ele, ele é um músico genial, todos gostamos de sua música, mas acho que ele está enganado”, disse Putin ao ser questionado sobre as declarações de Elton John em Osaka, onde participa da cúpula do G20.

Putin disse que as autoridades russas têm uma atitude “tranquila e sem preconceitos” em relação à população LGBT, mas que decisões sobre identidade de gênero só podem ser tomadas por adultos, motivo pelo qual os menores de idade devem ser “deixados em paz”.

A legislação russa proíbe a “propaganda de homossexualidade entre menores”.

Putin disse ainda que embora não negue a atratividade de valores liberais em geral, ele fez uma referência a situações em que tais valores afetam estilos de vida tradicionais.  

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.