Paulo Gustavo cede Instagram para Djamila Ribeiro falar sobre racismo

João Pedro Malar* - O Estado de S.Paulo

Escritora irá utilizar a conta do ator para falar e produzir vídeos sobre autores ligados ao tema no Brasil

O ator Paulo Gustavo e a escritora e filósofa Djamila Ribeiro

O ator Paulo Gustavo e a escritora e filósofa Djamila Ribeiro Foto: Instagram / @paulogustavo31 I Nilton Fukuda/Estadão

O ator Paulo Gustavo anunciou na terça-feira, 2, que decidiu dar o controle da sua conta no Instagram para a escritora Djamila Ribeiro durante todo o mês de junho. Djamila pesquisa a questão racial no Brasil, e irá produzir conteúdos que explicarão temas ligados ao racismo para o público.

“Me sinto na obrigação de ajudar e o meu melhor posicionamento será de escutar e aprender!”, disse Paulo na publicação em que fez o anúncio. Ele disse que tomou a decisão devido à “realidade brutal” atual. Discussões sobre o racismo ganharam força na internet após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos por um policial e a morte de João Pedro Mattos após uma operação policial no Rio de Janeiro.

Paulo também destacou a importância de dar voz para pessoas que falam sobre o racismo: “vamos visibilizar as vozes que sempre falaram, mas não foram ouvidas! Vamos aprender juntos? Essa é uma luta de todas e todos!”.

Em sua conta no Instagram, a filósofa Djamila Ribeiro disse que pretende publicar vídeos apresentando autores e autoras que falam sobre relações raciais, buscando conscientizar o público sobre o tema. 

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais