'Pai da computação', Alan Turing será homenageado em nota de 50 libras na Inglaterra
Matemático, que teve história retratada no filme 'O Jogo da Imitação', se destacou por seu trabalho durante a Segunda Guerra Mundial

Nota de 50 libras com rosto de Alan Turing é apresentada em Manchester, na Inglaterra. Foto: REUTERS/Andrew Yates
O matemático britânico Alan Turing será homenageado pelo Banco da Inglaterra e terá seu rosto estampado em notas de 50 libras. A informação foi revelada pelo próprio banco nesta segunda-feira, 15.
Leia também:
Turing foi escolhido dentre uma lista com mais de 200 mil nomes. A nova nota deve entrar em circulação no fim de 2021.
“Alan Turing foi um matemático excepcional cujo trabalho teve um impacto enorme em como vivemos hoje. Como o pai da ciência da computação e inteligência artificial, assim como herói de guerra, as contribuições de Alan Turing foram muito variadas e inovadoras”, comentou Mark Carney, governador do Banco da Inglaterra.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o cientista trabalhou para a inteligência britânica quebrando códigos alemães. Por conta da sua ocupação e êxito nas operações, tornou-se influente no desenvolvimento da ciência da computação.
No início da década de 1950, Turing enfrentou processos criminais por conta de sua homossexualidade. Ele passou por um tratamento com hormônios femininos e castração química, morrendo em 1954 após envenenamento por cianeto.
Sua história deu origem ao filme O Jogo da Imitação, protagonizado por Benedict Cumberbatch.