O que Vanusa dizia sobre o suposto 'plágio' do Black Sabbath?

Redação - O Estado de S.Paulo

'What To Do?', música da cantora, foi lançada meses antes de 'Sabbath, Bloody Sabbath', do grupo britânico; ouça e compare

Vanusa durante show em 4 de outubro de 1977

Vanusa durante show em 4 de outubro de 1977 Foto: Rolando de Freitas/Estadão

A cantora Vanusa, que morreu no último domingo, 8, aos 73 anos de idade, chegou a comentar algumas vezes no passado sobre as comparações e acusações de "plágio" que eram feitas entre sua música What to do? e Sabbath, Bloody Sabbath, do Black Sabbath.

O termo vem sendo usado em diversas postagens nas redes sociais há alguns anos para falar sobre semelhanças entre as duas melodias, especialmente em relação à guitarra que pode ser ouvida na introdução de ambas.

Em entrevista ao Estadão em 21 de agosto de 2015, a cantora ressaltou o fato de sua música ter sido lançada alguns meses antes de Sabbath, Bloody Sabbath.

"Você já ouviu minha What To Do? Disseram até que ela foi uma cópia da música do Black Sabbath, mas pedi uma pesquisa e concluíram que eles lançaram a música depois de mim. Se alguém copiou alguém, então, foram eles".

Meses depois, em abril de 2016, o site plus55.com fez uma postagem apontando a semelhança entre as duas músicas lançadas em 1973. Vanusa ressaltou que tratava-se de uma "coincidência musical".

"Eu ouvi pela primeira vez há uns dois anos e fiquei convencida de que eles não me copiaram, nem meus compositores os copiaram", afirmou, à época.

Ouça às músicas What To Do?, de Vanusa, e Sabbath, Bloody Sabbath, do Black Sabbath, abaixo, e faça a comparação.

​A morte de Vanusa

A cantora morreu na madrugada do último domingo, 8 de novembro de 2020, após uma insuficiência respiratória. Nos últimos meses, ela passou por outras internações e problemas de saúde, recentemente detalhadas por seu filho, Rafael Vannucci.

O empresário usou as redes sociais para agradecer o apoio e as orações de fãs após a morte de sua mãe. Diversos outros artistas também se manifestaram e publicaram homenagens a Vanusa. Clique aqui para relembrar sua carreira.

++ Veja cinco casos marcantes de plágio no rock