'Não sou a primeira mulher a trabalhar e ter um bebê', diz primeira-ministra da Nova Zelândia

Redação - O Estado de S.Paulo

Jacinda Adern anuncia gravidez e será a segunda mulher a dar à luz enquanto ocupa o cargo de chefe de governo

A primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Adern anunciou nesta última quinta-feira, 18, que está grávida do seu primeiro filho

A primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Adern anunciou nesta última quinta-feira, 18, que está grávida do seu primeiro filho Foto: Diego Opatowski/AFP

A primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Adern anunciou por sua conta oficial no Twitter nesta última quinta-feira, 18, que está grávida de cinco meses do seu primeiro filho, previsto para nascer no próximo mês de junho.

“E nós pensávamos que 2017 será um ano importante! Esse ano vamos nos juntar a vários pais que fazem dois trabalhos ao mesmo tempo: eu serei primeira-ministra e mãe enquanto Clarke [Gayford, marido de Jacinda] será o 'primeiro cavalheiro' e pai em tempo integral. Tenho certeza que vocês terão várias perguntas sobre isso (e posso garantir que temos um plano). Que venha 2018”, escreveu a primeira-ministra.

Em um comunicado obtido pela Reuters, o governo neo-zelandês anunciou que o vice-primeiro-ministro Winston Peters assumirá as funções de chefe de governo por seis semanas enquanto Jacinda ficará de licença maternidade. “O Sr. Peter e eu temos um grande relacionamento e sei que juntos vamos fazer esse plano dar certo. Ao final da minha licença maternidade eu vou reassumir meus compromissos como primeira-ministra”, diz o comunicado.

Jacinda deixou claro que a gravidez não deve ser considerada um impedimento no cumprimento de sua função; "Eu não sou a primeira mulher a fazer várias tarefas ao mesmo tempo", disse aos repórteres, segundo a People. "Eu não sou a primeira mulher a trabalhar e ter um bebê. Eu sei que são circunstâncias especiais, mais há muitas mulheres que fizeram isso antes de mim. Estou animada. Estamos animados. Sabemos que vamos fazer dar certo e a Nova Zelândia vai nos ajudar a criar nosso primeiro filho".

Segundo o jornal britânico The Telegraph, Jacinda Adern será a segunda chefe de governo na história moderna da humanidade a dar à luz enquanto exerce o seu mandato. Bakhtawar, filha da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, nasceu enquanto sua mãe exercia o cargo em 1990.

VEJA TAMBÉM: Doze vezes em que a vida amorosa dos políticos virou notícia.

REUTERS/Jonathan Ernst
Ver Galeria 12

12 imagens

//Com informações da Reuters.