Morre Bruce McCandless, primeiro ser humano a flutuar livremente no Espaço

Ansa - Agência Ansa

Astronauta protagonizou foto icônica de registro da Nasa

Bruce McCandless usou uma unidade propulsora de propulsão de nitrogênio para realizar a caminhada espacial 

Bruce McCandless usou uma unidade propulsora de propulsão de nitrogênio para realizar a caminhada espacial  Foto: Nasa via NYT

Houston - Morreu na última quinat-feira, 21, aos 80 anos de idade, o norte-americano Bruce McCandless, primeiro astronauta a flutuar livremente no Espaço.    

O falecimento foi anunciado pela agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, em seu perfil no Twitter. "Estamos tristes pela perda do astronauta aposentado Bruce McCandless, mais conhecido por ser o primeiro ser humano e flutuar livremente em uma caminhada no Espaço", diz a mensagem.    

"A foto icônica de Bruce flutuando sem gravidade no Espaço inspirou gerações de americanos, dando provas de que não há limites ao potencial do ser humano", afirmou o senador John McCain, colega do astronauta na Academia Naval. A causa da morte não foi divulgada.

Assista ao momento em Bruce flutua no Espaço:

McCandless também participou da equipe de suporte à missão Apollo 11, o célebre desembarque de Neil Armstrong e Buzz Aldrin na Lua. (ANSA)

Bruce McCandless foi um astronauta altamente reconhecido pela Nasa

Bruce McCandless foi um astronauta altamente reconhecido pela Nasa Foto: Nasa via AP

Em 12 de fevereiro de 1984, Bruce McCandless foi o primeiro astronauta a flutuar livremente no Espaço

Em 12 de fevereiro de 1984, Bruce McCandless foi o primeiro astronauta a flutuar livremente no Espaço Foto: Nasa via NYT