Luísa Sonza expõe críticas que recebe na internet sobre sua aparência: ‘Desumano’

Bárbara Correa* - O Estado de S.Paulo

A cantora foi chamada de travesti como se fosse uma ofensa e levanta o debate sobre transfobia nas redes sociais

Luísa Sonza compartilhou foto maquiada e internautas alegaram que ela fez cirurgia plástica

Luísa Sonza compartilhou foto maquiada e internautas alegaram que ela fez cirurgia plástica Foto: Instagram/@luisasonza

Luísa Sonza falou sobre mensagens ofensivas que recebe de haters nas redes sociais, na madrugada desta segunda-feira, 12. A cantora expôs a publicação de um internauta que usou o termo travesti como algo negativo para humilhá-la. 

No Twitter, as críticas contra a artista repercutiram e os fãs criaram a tag “Luísa merece respeito”. Outros usuários também pediram respeito às travestis, alegando que elas não devem ser relacionadas a algo ruim.

Em seu perfil no Instagram, Sonza compartilhou uma série de stories contando que estava sendo alvo de críticas depois de alguns internautas afirmarem que ela realizou cirurgia plástica, o que, segundo ela, não é verdade. 

“Desde que eu entrei na internet, sempre fiquei muito quieta. Mas, esse ano, tomei a decisão de não ficar quieta para tudo, porque vi muita mentira se tornando verdade para as pessoas por eu não me posicionar”, iniciou Luísa.

A cantora explicou que compararam fotos dela mais nova com registros atuais, em que ela está maquiada, e alegaram que ela sofre de distúrbio de imagem. “Pegaram uma foto minha sem maquiagem, 15kg mais magra, na adolescência, e outra que estou de peruca, mais recente, e estão começando a ir para um lugar como se eu fosse doente. Como se eu tivesse um distúrbio de imagem, sendo que vocês me conheceram quando eu tinha 16 anos e hoje eu tenho 22. É óbvio que meu rosto mudou”. 

“Eu sei que vir falar aqui [na internet] não vai mudar nada, que vão continuar falando que fiz várias cirurgias plásticas. Essa já é a verdade da galera, como tantas outras que criam sobre mim.  Não tenho motivo pra mentir, porque eu não sou contra isso. Pelo contrário, se um dia eu quiser colocar botóx, eu vou e ainda conto para vocês”, contou. 

“Se acham que eu estou ficando feia, só não coloquem que estou doente porque isso é sério. Fica complicado tirar conclusões precipitadas e derramar muito ódio por uma coisa que nem existe. Isso é desumano”, pediu Sonza. 

A cantora voltou aos stories pouco tempo depois para mostrar o post em que ela é chamada de travesti.  “Eu falei que não ia expor, mas olha em quantos níveis esse comentário é problemático: transfóbico e preconceituoso”. 

Por fim, ela explicou que está bem e garantiu: “Eu só não fiz cirurgia plástica, porque me acho muito perfeita. Não se preocupem, sou insuportável. Minha autoestima segue nas alturas. Quero que todos se sintam assim também: insuportavelmente linda”. Confira algumas reações da web:

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais