Luís Fernando Silva Pinto se despede da Rede Globo após 44 anos

João Pedro Malar* - O Estado de S.Paulo

Jornalista foi demitido da emissora junto com outros veteranos e falou sobre sua saída na GloboNews

Luís Fernando Silva Pinto foi um dis sete jornalistas veteranos demitidos pela emissora

Luís Fernando Silva Pinto foi um dis sete jornalistas veteranos demitidos pela emissora Foto: TV GLOBO / Divulgação

O jornalista Luís Fernando Silva Pinto se despediu dos espectadores na quarta-feira, 2, durante o jornal Edição das 22h, da GloboNews. Ele trabalha como correspondente da Rede Globo nos Estados Unidos, e foi demitido pela emissora após 44 anos de atuação, mas permanecerá trabalhando até 31 de dezembro.

“Em 44 anos eu vi a inutilidade das guerras, vi as pessoas que mais precisam serem frequentemente a prioridade menor. Vi líderes que têm a ilusão de que sabem, e acham que o cargo é um direito, não uma dedicação, e quando perdem o poder passam a enfrentar a realidade do esquecimento, ou pior, o julgamento da história”, comentou o jornalista.

Enquanto Silva Pinto, de 65 anos, falava, imagens das coberturas realizadas por ele ao longo dos anos foram sendo mostradas para o espectador. “Tenho orgulho em ver como as gerações mais novas são mais capazes, mais engajadas e menos discriminatórias do que a minha”, destacou ele. 

O vídeo com a fala foi compartilhado pela repórter Raquel Krähenbühl, que também é correspondente da emissora nos Estados Unidos, e homenageou o colega:

O correspondente aproveitou para se declarar para a esposa, Lauren: “A maior [sorte] delas foi conhecer a Lauren em Nova Déli […] Há 35 anos  ela é minha esposa, a mãe dos meus filhos e nunca deixou de ser a minha namorada. Então Heraldo, se um dia alguém, sem ter muito o que fazer, se perguntar que fim levou aquele repórter, a resposta será simples: ele está bem, está com a namorada dele”.

Heraldo Pereira, que apresenta o telejornal, se despediu do colega, chamando-o de “a minha referência desde a minha querida Ribeirão Preto”. “Você, a nos ensinar, a trazer essa voz, essa história, muito obrigado”, disse ele.

Luís Fernando Silva Pinto foi demitido junto com outros seis jornalistas veteranos da Rede Globo. Ele trabalhava nos Estados Unidos desde a década de 1980. Ao Estadão, a assessoria de imprensa da emissora afirmou que as demissões foram combinadas previamente e de forma transparente desde o meio de 2020. 

VEJA TAMBÉM: apresentadores e jornalistas que mudaram de emissora em 2020

Band / Divulgação
Ver Galeria 16

16 imagens

*Estagiários sob supervisão de Charlise Morais