Jesuíta Barbosa, de 'Verão 90', discute sexualidade e se assume: 'Sou viado'

Redação - O Estado de S.Paulo

Ator protagonizou cena de beijo gay na MTV e interpretou drag queen em supersérie da Globo

Jesuíta Barbosa está no elenco da versão brasileira de 'Lazarus', musical de David Bowie

Jesuíta Barbosa está no elenco da versão brasileira de 'Lazarus', musical de David Bowie Foto: Marcos Arcoverde/Estadão

Jesuíta Barbosa, que atuou na novela Verão 90 como Jerônimo, foi capa da revista Vogue Brasil neste mês e aproveitou para falar sobre a sua homossexualidade.

De acordo com ele, discutir gênero e sexualidade deve ir além de ser gay ou hétero. “Experimentar o feminino como transgressão me ajudou a crescer como ser humano. Mas nunca falaria de sexualidade abertamente se não fosse como provocação ou para abrir possibilidades", afirma.

A opinião de Barbosa vem de seus trabalhos como ator. O pernambucano, de 26 anos, interpretou um jovem drag queen chamado Ramirinho, que se traveste de Shakira para cantar escondido do pai à noite, na supersérie da Globo Onde Nascem os Fortes. Além disso, protagonizou uma cena de beijo com o ator João Vitor Silva, na MTV.

"Nossa tentativa de discutir essas questões está num lugar muito retrógrado ainda. Acho, por exemplo, a ideia de me colocar como viado ou hétero é limitadora, são como duas caixas pré definidas”, acredita.

Após a reflexão, Jesuíta Barbosa reiterou sua orientação sexual. "Se for para me colocar em função da comunidade [LGBT], pode escrever aí, por favor: sou viado".