Heróis também envelhecem

Gabriela Carelli - O Estado de S.Paulo

Já imaginou como seriam os personagens mais intrépidos dos quadrinhos aos 50, 60, 70 anos? Veja ensaio do fotógrafo Martin Beck, dos Emirados Árabes

Super Homem e Super Girl, casados, dormem na frente da tevê

Super Homem e Super Girl, casados, dormem na frente da tevê Foto:

 

Ninguém escapa da ação do tempo - nem mesmo o Super Homem e a Mulher Maravilha (se de fato existissem) resistiriam, incólumes, ao passar dos anos. Foi essa certeza que motivou o fotógrafo Martin Beck a dar início ao projeto We Can Be Heroes, série de retratos que mostra como seriam os ícones dos quadrinhos aos 50, 60 e 70 anos. Aposentados, com rugas, quilos extras e fios brancos a mais (e músculos e vitalidade de menos), os personagens, interpretados por pessoas comuns, ressurgem em cenas cotidianas - no bar, em casa vendo tevê, consertando o carro. 

Nos registros, eles parecem enfrentar os mesmos dilemas e desconfortos que acometem todos os mortais com o avançar da idade.  Ah, sim!  Eles também fumam e comem fast-food! "Quis mostrar que qualquer um pode ser herói. Ser herói  é ajudar os outros, fazer o bem, ser uma pessoa boa", disse Beck. E isso, todos sabem, não depende de idade, beleza ou força.  

O ensaio, divulgado na semana passada, fez sucesso nas redes sociais e em sites da Europa e dos Estados Unidos. Confira algumas fotos, a seguir:

Capitão América, aposentado, divaga sobre o sentido da vida e  sobre o que fazer agora, com tanto tempo livre

Capitão América, aposentado, divaga sobre o sentido da vida e  sobre o que fazer agora, com tanto tempo livre Foto:

Iron Man, na meia idade: até herói come fast food de vez em quando

Iron Man, na meia idade: até herói come fast food de vez em quando Foto:

Foto da esquerda: Super Girl: um pouco de vaidade é fundamental, não importa a idade.Foto da direita: 'Ele já tentou parar com o cigarro, mas tem recaídas'

Foto da esquerda: Super Girl: um pouco de vaidade é fundamental, não importa a idade.Foto da direita: 'Ele já tentou parar com o cigarro, mas tem recaídas' Foto:

O Incrível Hulk: até ele sofre com a perda de massa magra

O Incrível Hulk: até ele sofre com a perda de massa magra Foto: