Grãos integrais ajudam a viver mais

Anna Paula Buchalla - O Estado de S.Paulo

É o que revela um dos maiores estudos a associar esse tipo de dieta à expectativa de vida de mais de 100 mil pessoas

'O consumo de grãos ricos em fibras está associado à redução de doenças como infarto, derrame e câncer de intestino'

'O consumo de grãos ricos em fibras está associado à redução de doenças como infarto, derrame e câncer de intestino' Foto: Creative Commons

O hábito de manter refeições ricas em grãos integrais como aveia e quinua (até pipoca está valendo!) está associado a um aumento da longevidade. E mais: está mais do que provado que a dieta rica em fibras pode reduzir o risco de mortes por doenças cardiovasculares. Esses são os resultados de uma das pesquisas mais longas que associam alimentos integrais e expectativa de vida: o acompanhamento levou 25 anos e os resultados foram publicados na versão online do Journal of American Medicine, o JAMA. “Acredito que seja praticamente conclusivo que consumir grãos integrais ajuda a viver mais”, disse o professor de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Qi Su. Ele liderou a pesquisa que revisou dois grandes estudos sobre o assunto e analisou os hábitos alimentares de 74 mil mulheres e 44 mil homens, durante mais de duas décadas. 

Segundo o professor Sun, a pesquisa tem três grandes achados: o primeiro deles é o de que pessoas que ingeriram no mínimo 28 gramas de grãos integrais por dia tiveram 5% menos chances de morrer no período do estudo e um risco quase 10% menor de morrer de doenças cardiovasculares. Isso em relação aos que não ingeriram nada ou muito poucas fibras.

A segunda constatação foi a de que os participantes que comiam também as cascas dos grãos tinham benefícios à saúde ainda maiores. É a parte do alimento mais rica em antioxidantes, fibras e vitaminas B. Quando os grãos integrais são processados eles perdem boa parte desses nutrientes, segundo a pesquisa da Faculdade de Saúde Pública de Harvard.

E, por fim, as pessoas no estudo que trocaram as porções de alimentos refinados pelos integrais tiveram uma redução de 8% da mortalidade em geral. Já aqueles que substituíram também a carne pelos integrais, reduziram as taxas de mortalidade em 20%, descobriram os pesquisadores. 

Evidentemente, o estudo levou em conta outros fatores que poderiam afetar a longevidade dos participantes como a idade, o tabagismo, a prática de exercícios físicos, o peso corporal e os hábitos alimentares. Isso foi especialmente importante porque homens e mulheres que ingeriram mais grãos integrais também tendiam a ser mais ativos fisicamente e a comer outros tipos de alimentos mais saudáveis. Eles também fumavam menos e ingeriam menos álcool do que os que comiam pouquíssimos alimentos integrais.

"Outros estudos já mostraram que o consumo de grãos ricos em fibras está associado à redução de doenças como infarto, derrame e câncer de intestino”, disse o professor Sun.

Por outro lado, a ingestão desses grãos integrais não mostrou redução do risco de mortes por câncer, revelou o estudo de Harvard. Ainda assim, esses resultados reforçam as evidências anteriores: as fibras e os grãos integrais são extremamente positivos para a saúde do corpo. Não pense duas vezes antes de incluir esse item às suas refeições.

Para quem deseja aderir e/ou manter uma alimentação saudável, a dica é frequentar as feiras de orgânicos. Em São Paulo, são diversos endereços. Confira:

Feira do Modelódromo doIbirapuera

Rua Curitiba, 292 - V.Clementino

Sábados, das 7h às 13h

 

Feira do Parque BurleMarx

Avenida Dona HelenaPereira de Moraes, 200 - Panamby

Sábados, das 7h às 13h

 

Feira do Parque do Carmo

Avenida Afonso deSampaio e Souza, 951 - Itaquera

Sábados, das 7h às 13h

 

Feira de ProdutosOrgânicos no Mercado Municipal Kinjo Yamato

Rua da Cantareira, 377 –Centro

Sábados das 3h às 15h

 

Barraca de ProdutosOrgânicos em Feira Livre

Praça Charles Miller

6ª feira, das 7h30 às13h

 

Feira do Produtor Orgânicoda AAO - Parque da Água Branca

Avenida FranciscoMatarazzo, 455 - Perdizes

Terças, sábados edomingos, das 7h às 12h

 

Feira de ProdutosOrgânicos do Shopping Villa Lobos

Avenida das NaçõesUnidas, 4.777 - Alto de Pinheiros

Domingos das 7h às 13h

 

Feira Orgânica doIbirapuera

Rua Tutóia,(estacionamento da Igreja do Santíssimo Sacramento) - Vila Mariana

Domingos das 7 às 12h

 

Feira Orgânica ParquePrevidência

Rua Pedro Peccinini, 88- Km 12 da Raposo Tavares - Jardim Adhemar de Barros

Sábados, o dia todo

 

Feira Livre de ProdutosBiodinâmicos e Orgânicos 

Rua SãoBenedito, entre as ruas Américo Brasiliense e Alexandre Dumas - Altoda Boa Vista

Quintas-feiras das 7h às12h

 

Feira Orgânica EmpósioManjericão

Rua Brigadeiro HenriqueFontenelle, 758 - Parque São Domingos

Quartas e Sextas apartir das 9h

 

Feirinha Orgânica Saúde

Rua Mauro, 400 - Saúde

Domingos, das 8h às 14h

 

Associação MiyaguiKenjinkai

Rua Fagundes nº152 -Liberdade, 152 - Liberdade

1º e 3º sábado de cadamês

 

Terça-Feira Orgânica

Rua Capote Valente, 305- Jardim Paulista

Terça-feira, das 8h30 às11h30

 

(Fontes: Idec ePrefeitura de São Paulo)

Veja todas as feiras do país no site do Idec