Fundo apoiado por Leonardo DiCaprio promete US$ 5 milhões para Amazônia

Redação - O Estado de S.Paulo

Earth Alliance criou campanha de arrecadação online e pretende distribuir os recursos para cinco instituições de proteção ambiental e indígena

Leonardo DiCaprio na premiere de 'Era Uma Vez em Hollywood', em Los Angeles, em julho de 2019.

Leonardo DiCaprio na premiere de 'Era Uma Vez em Hollywood', em Los Angeles, em julho de 2019. Foto: Mario Anzuoni/Reuters

Uma nova fundação ambiental apoiada por Leonardo DiCaprio está prometendo US$ 5 milhões em ajuda à Amazônia, que tem sido devastada por incêndios florestais.

A Earth Alliance foi criada no mês passado pelo ator e pelos filantropos Laurene Powell Jobs e Brian Sheth.

Neste domingo, 25, a organização lançou o Fundo da Floresta Amazônica em um anúncio no site. A aliança também está buscando doações para ajudar a reparar a floresta tropical brasileira.

Os recursos arrecadados pelo fundo serão distribuídos a cinco grupos locais que trabalham para combater o problema: Associação Floresta Protegida, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Instituto Kabu, Instituto Raoni e Instituto Socioambiental.

Queimadas na Amazônia

O problema das queimadas se espalha pelo Mato Grosso e pelo Pará e o número de focos de incêndio no Brasil é o mais alto dos últimos sete anos.

Desde 1º de janeiro até esta terça-feira, 20, foram contabilizados 74.155 focos, alta de 84% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que contabiliza esses dados desde 2013.

Com informações da AP