Dua Lipa e Rosalía geram debate sobre feminismo após irem a clube de strip

Agência - EFE

As duas acompanharam a cantora Lizzo em uma festa pós-Grammy; a internet ficou dividida, com críticas e defesas às artistas

As cantoras Rosalía e Dua Lipa durante a cerimônia do Grammy 2020

As cantoras Rosalía e Dua Lipa durante a cerimônia do Grammy 2020 Foto: Monica Almeida / Reuters I Mike Blake / Reuters

Um vídeo que mostra Rosalía, Dua Lipa, Lizzo e Lil Nas X comemorando depois do Grammy viralizou nesta quarta-feira, 29, e gerou uma discussão na internet sobre feminismo e a autenticidade de artistas que dizem representar o empoderamento feminino.

Nas imagens, é possível ver que os artistas passaram as primeiras horas da segunda-feira, 27, em um clube privado de strippers e aparentemente se divertiam enquanto lançavam notas de dinheiro para dançarinas.

Em pouco tempo, surgiu a hashtag #DuaLipaIsOverParty (Festa para comemorar o cancelamento da Dua Lipa), mas a cantora Rosalía também foi criticada entre os hispânicos. Muitos fãs consideraram a comemoração uma forte contradição com os valores feministas que a artista catalã defende.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

@lizzobeeating invited us to Crazy Girls to celebrate her Grammy wins and I knew exactly what I had to do. Support ur local girl gang

Uma publicação compartilhada por DUA LIPA (@dualipa) em

"Dua Lipa, com suas canções sobre empoderamento da mulher e sair de relacionamentos tóxicos. Rosalía, com suas canções sobre o abuso sexual. E ambas lançando dinheiro a uma trabalhadora sexual, promovendo a cultura de prostituição e tráfico de mulheres", escreveu uma usuária que se identifica como Sabeka.

"Feminismo sim, mas passando por cima da luta de classes e exploração de mulheres. New Rules, lhe dizem", continuou, citando a música da cantora Dua Lipa sobre superar um relacionamento. "Rosalía publica fotos com casacos feitos de pele de animal, utiliza aviões privados que poluem o planeta, se junta com outros ricos com uma ideologia igual ou mais repugnante que a do [partido] Vox e agora difunde um vídeo em um prostíbulo jogando dinheiro, mas aplaudem a Rosalía", escreveu o usuário Culturax.

Outros, como a usuário Cynnderela, ponderaram que "Dua Lipa e Rosalía foram a um clube de strip legal, e que as bailarinas estavam lá por escolha própria. Aceitem que podemos ser o que queremos e é sobre isso que o feminismo trata. Não de fazer às mulheres aquilo que você pensa". Alguns usuários também destacaram a "hipocrisia" em fãs de artistas, pois eles criticaram Dua Lipa, mas não fizeram o mesmo com homens que frequentam clubes de strip.

Tanto Dua Lipa quanto Rosalía foram chamadas de "hipócritas", "falsas" e "produtos vazios". Mas os fãs das cantoras responderam acusando todos os que criticaram de serem "invejosos".

Outros afirmaram que a festa era organizada pela cantora Lizzo, e que as bailarinas eram amigas da artista. Lizzo chegou a postar em suas redes sociais imagens da festa e disse que alugou a Crazy Girls, um clube de entretenimento adulto de Los Angeles, para o seu "time".

Alguns usuários expressaram a surpresa com o fato do rapper Lil Nas X não ter sido alvo das mesmas críticas que as cantoras, mesmo estando no vídeo.