Danilo Gentili é condenado a detenção por injúria contra deputada Maria do Rosário

Redação - O Estado de S.Paulo

Pena é de seis meses e 28 dias, em regime inicial semiaberto, mas humorista poderá recorrer da sentença em liberdade

O apresentador e humorista Danilo Gentili.

O apresentador e humorista Danilo Gentili. Foto: Instagram/@danilogentili

Qual é o limite do humor? Esta é uma das principais perguntas feitas para artistas durante entrevistas. Para a juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo, o limite do humor é a injúria.

A magistrada condenou Danilo Gentili, nesta quarta-feira, 10, a uma pena de seis meses e 28 dias de detenção, em regime inicial semiaberto, por ter praticado crime de injúria contra a deputada federal Maria do Rosário Nunes, do PT do Rio Grande do Sul. Ele poderá recorrer da sentença em liberdade.

Em 2016, ele publicou mensagens chamando a deputada de ‘cínica’, ‘falsa’ e ‘nojenta’. Danilo foi processado pela parlamentar.

Na decisão, a juíza ressalta o direito à liberdade de expressão, mas enfatiza que, quando alguém ultrapassa a linha da ética, surge no Estado de Direito a tutela penal como legítimo instrumento de contenção contra o uso abusivo da liberdade de expressão. “Verifico que o humorista e apresentador dolosamente injuriou através da internet a deputada federal, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe a alcunha de ‘puta’”, escreveu a magistrada. 

VEJA TAMBÉM: relembre as polêmicas de Danilo Gentili

Filipe Araújo / Estadão
Ver Galeria 14

14 imagens

Nas redes sociais, além da indignação dos seguidores, Danilo Gentili ganhou apoio de outros artistas que também trabalham com humor, como Tom Cavalcanti, Marcelo Tas e Oscar Filho. Confira.

 

Até o filho do presidente da República, Jair Bolsonaro, ironizou a decisão da Justiça. Eduardo Bolsonaro escreveu no perfil oficial dele no Twitter. “Alguém sabe se isso é uma piada ou algo sério e real?”.

 

Tweet do deputado federal Eduardo Bolsonaro sobre a decisão da Justiça que penalizou o humorista Danilo Gentili.

Tweet do deputado federal Eduardo Bolsonaro sobre a decisão da Justiça que penalizou o humorista Danilo Gentili. Foto: Twitter/@BolsonaroSP

Ao longo da madrugada desta quinta-feira, 11, Danilo Gentili seguiu repercutindo a decisão com os internautas. “Não me levem cigarros, por favor. Levem charutos”, escreveu na legenda de uma caricatura em que aparece algemado.

 

O humorista Danilo Gentili, apresentador do 'The Noite', no SBT.

O humorista Danilo Gentili, apresentador do 'The Noite', no SBT. Foto: Twitter/@DaniloGentili