Courteney Cox faz publicação contra tráfico de animais silvestres

João Pedro Malar* - O Estado de S.Paulo

Atriz falou sobre o tema no Dia da Terra, e relacionou a prática a disseminação de doenças como a causada pelo novo coronavírus

A atriz Courteney Cox, que interpreta Monica em 'Friends'

A atriz Courteney Cox, que interpreta Monica em 'Friends' Foto: Instagram/@courteneycoxofficial

A atriz Courteney Cox, conhecida por interpretar a personagem Monica Geller na série Friends, fez uma publicação na quarta-feira, 22, em que defendeu o fim do tráfico de animais silvestres.

A publicação foi feita na mesma data em que é celebrado o Dia da Terra, geralmente associada à defesa da natureza e biodiversidade. Courteney disse que “ao proteger nossos ecossistemas nós podemos parar o tráfico ilegal”.

Além disso, a atriz ressaltou que o comércio ilegal de animais selvagens está ligado ao surgimento das principais doenças recentes. Os exemplos dados por ela são os vírus HIV e da Sars, além do responsável pela covid-19. 

Um estudo associou a origem de dois tipos do HIV a gorilas, enquanto alguns cientistas afirmaram em 2005 que o vírus da Sars pode ter sido transmitido por morcegos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também afirmou que a origem animal do novo coronavírus é a mais provável.

Para Entender

Coronavírus: veja o que já se sabe sobre a doença

Doença está deixando vítimas na Ásia e já foi diagnosticada em outros continentes; Organização Mundial da Saúde está em alerta para evitar epidemia

Recentemente foi anunciado que Courteney e todo o elenco principal da série Friends irão retornar para um episódio especial. A produção lançou uma campanha que dará a chance a seis fãs de participar das gravações, e tem o objetivo de arrecadar fundos para os afetados pela pandemia do novo coronavírus. 

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais