Conchata Ferrell, a Berta de '2 And a Half Men', morre aos 77 anos

Redação - O Estado de S.Paulo

'2020 está impiedoso', lamentou Jon Cryer, ator que viveu Alan na série

A atriz Conchata Ferrell, a Berta da série 'Two and a Half Men'.

A atriz Conchata Ferrell, a Berta da série 'Two and a Half Men'. Foto: Reprodução/Warner Bros/CBS

Conchata Ferrell, atriz conhecida por ter vivido a personagem Berta em Two And A Half Men (Dois Homens e Meio) morreu na segunda-feira, 12, aos 77 anos de idade. A informação foi divulgada pelo site Deadline na tarde desta terça, 13.

A causa da morte foram complicações após uma parada cardíaca. Ela morreu cercada por sua família no Hospital Sherman Oaks, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

No início desde ano, a atriz descobriu sofrer de uma grave infecção renal. No último mês de julho, seu marido informou à imprensa norte-americana que Conchata Ferrell estava internada e respirando com ajuda de aparelhos justamente após o ataque cardíaco.

Conchata Ferrell chegou a receber indicações ao Emmy por seu papel como Susan Bloom na série L.A. Law, além da própria personagem Berta, em 2005. Ela nasceu em 28 de março de 1943 na cidade de Charleston, em West Virginia e deixa seu marido, Arnie, e uma filha, Samantha.

VEJA TAMBÉM: Artistas e personalidades que morreram em 2020

Derick E. Hingle / USA TODAY Sports | Wilton Junior / Estadão | Globo / Divulgação | Aline Arruda / Divulgação | Bill O'Leary / Washington Post
Ver Galeria 52

52 imagens

Jon Cryer, que interpretou Alan, um dos protagonistas da série, escreveu um texto em homenagem a Conchata Ferrell no Twitter: "Ela era um ser humano lindo. Estou chorando pela mulher que vou sentir saudades e pela alegria que ela trouxe a tantas pessoas."

O ator conta que, nos primeiros dias de gravação de Two And a Half Men, contou à atriz de Berta que era seu fã, mas ela não acreditou. Precisou citar falas de um seriado exibido nos anos 1970 para que ela entendesse que ele estava falando sério.

"Estou feliz que eu com certeza sabia o quanto eu era sortudo por dividir o palco com ela", prosseguiu, ressaltando que "2020 está sendo impiedoso".

Melanie Lynskey, que viveu a personagem Rose em Dois Homens e Meio, também prestou condolências: "Estou chorando. Ela era a mulher mais calorosa e graciosa. Seu marido, Arnie, ia a cada gravação de Two And a Half Men e sentava na plateia, orgulhoso."

Confira abaixo as homenagens dos atores de Two And a Half Men a Conchata Ferrell: