Com 'Envolver', Anitta faz história e chega ao Top 1 do Spotify Global

Marcos Leandro - Especial para o Estadão

Ela se tornou a primeira cantora latina com música solo na posição mais alta da plataforma

'Envolver', de Anitta, quebrou recordes e levou a cantora ao topo do Spotify Global.

'Envolver', de Anitta, quebrou recordes e levou a cantora ao topo do Spotify Global. Foto: Marco Ovando

Atualizada às 12h55 de 25/3/2022

"Estou muito feliz e extremamente grata a todos os meus fãs e pessoas que ouviram e ouvem Envolver. É maravilhoso alcançar um resultado desse tamanho. Sinto que aos poucos, como tudo na minha carreira, o mundo vai abrindo espaço para nós brasileiros e latinos". Essas são as palavras de Anitta, primeira brasileira a alcançar o topo máximo do Spotify Global.

Nesta sexta-feira, 25, o single em espanhol da cantora se tornou a música mais ouvida no mundo nas últimas 24 horas, com mais de 6,3 milhões de reproduções.

Ao longo dos últimos dias, os fãs da cantora puderam acompanhar o crescimento do hit nos charts mundiais, enquanto a artista quebrava recordes dos mercados brasileiro e latino. Só na última semana, a faixa foi tocada 24,2 milhões de vezes, sendo a terceira mais reproduzida dos últimos 7 dias.

No Brasil, nenhum outro cantor chegou nesse lugar na plataforma antes. Agora, no Top 1, Anitta é também a primeira cantora latina a realizar esse feito, ultrapassando Karol G e Kali Uchis que conseguiram chegar ao Top 2. 

O que torna o feito da cantora ainda mais inédito é o fato de ser uma canção solo. A música foi composta por ela em parceria de Julio M. Gonzales Tavarez, Freddy Montalvo e José Carlos Cruz. 

'Envolver', de Anitta', chegou ao topo do Spotify Global. 

'Envolver', de Anitta', chegou ao topo do Spotify Global.  Foto: Spotify

No entanto, o trabalho quase não saiu do papel. Segundo a cantora, a Warner Records resistiu em realizar o lançamento. “Disseram que a música não iria a lugar nenhum e que eu não teria forçar para lançar isso sozinha”, revelou ela no stories do Instagram. 

Mas Envolver não só foi lançada como mostrou que ela tem força para hitar sem a necessidade de feat. Até então, sua melhor posição era com Vai Malandra, que foi tocada mais de 2 milhões de vezes em um dia e chegou ao 18º lugar nos charts da plataforma.

Para chegar ao 1º lugar , Anitta desbancou nomes como Justin Bieber, Elton John, Dua LipaGlass Animals, a banda britânica que se mantinha constante na liderança desde o final de janeiro.

Envolver também já consta no Top 20 das mais tocadas de todos os países da América Latina em que o Spotify está disponível. Além disso, continua a subir em charts de diversos países da Europa, como Suíça, Irlanda e Espanha. Nos Estados Unidos, o hit acaba de entrar na lista das 100 faixas mais ouvidas do país.

Em vídeo publicado nas redes sociais do Spotify, Anitta agradece ao apoio de todos os brasileiros. "É algo que é fruto de muito trabalho, de anos e anos, de persistência, de 'bater na trave', e acreditar que vai vir o gol, que vai acontecer. Eu só quero agradecer a quem não me abandonou nesse tempo todo, que eu falei que ia dar certo, ia dar certo, ia dar certo... E agradecer ao apoio de todos os brasileiros! To muito feliz. Agora eu abri uma porta e eu espero que muito mais gente passe por essa porta que eu abri". 

 

 

 

Após o vídeo ser compartilhado no perfil do Spotify, Anitta usou sua conta para comemorar e agradecer aos fãs. Ainda em choque com tudo que está acontecendo, ela escreveu: "Número 1 do mundo. Eu realmente não sei o que dizer. A primeira mulher latina a se tornar a número um com uma canção solo no mundo. A única brasileira na história do meu país a ter uma música no Top 5 do mundo. [...] Eu volto quando estiver em condições de processar tudo isso e dizer mais alguma coisa, porque agora eu estou chocada. Obrigada, obrigada, obrigada".

 

 

O sucesso de Envolver

A canção veio a público em 11 de novembro de 2021, como single do álbum Girl From Rio, que será lançado na primeira quinzena de abril, mas o sucesso veio três meses depois.

Em março, um desafio na internet chamado "El paso de Anitta", onde as pessoas reproduziam a coreagrafia da música. Isso fez com que Envolver viralizasse nas redes sociais, especialmente no TikTok

O challenge ganhou força principalmente na América Latina e, consequentemente, começou a subir nos charts desses países. No México, por exemplo, a música chegou a avançar 80 posições em 24 horas.

Dia após dia, Anitta foi aumentando o número de ouvintes e a quantidade de reproduções na música. Os fãs da cantora puderam acompanhar a evolução e crescimento de Envolver

No dia 6 de março, o hit amanheceu no Top 200 do Spotify Global, na posição 172, com 829 mil reproduções, sendo que mais de 200 mil vinham dos mexicanos. 

Aos poucos, também foi ganhando espaço em países como Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Peru, Panamá, Peru, Equador e diversos outros. 

Não demorou muito para que chegasse ao Top 100: em 10 de março, a canção já estava na posição 92, com mais de 1 milhão de reproduções. Dois dias depois, já estava entre as 50 músicas mais ouvidas do mundo.

No último dia 19, ela chegou em 9º lugar, fazendo de Anitta a primeira brasileira a alcançar o Top 10 da plataforma. Menos de uma semana depois, a música já é mais ouvida do mundo.

 

Ouça Envolver: