Childish Gambino é acusado de plagiar 'This is America' de outro rapper

Redação - O Estado de S.Paulo

No Twitter, internautas apontaram a semelhança do ritmo e estilo da música de Gambino com 'American Pharaoh', de Jase Harley

Childish Gambino.

Childish Gambino. Foto: REUTERS/David McNew

Desde o último domingo, 24, alguns usuários do Twitter começaram a comentar sobre a semelhança entre This is America, música lançada por Childish Gambino (Donald Glover) no início de maio deste ano e American Pharaoh, canção de 2016 do rapper Jase Harley.

Muitas pessoas acusaram Gambino de plágio, e as acusações se referem tanto à temática da letra quanto no estilo e melodia da música.

Ouça às duas canções abaixo e compare:

Em seu Instagram, Harley fez uma publicação na qual diz que não quer que as semelhanças entre as músicas virem um problema e tirem o foco da discussão. "Eu me sinto extremamente honrado de ser reconhecido e tachado como uma das inspirações para uma das principais obras da música e da arte visual do nosso tempo. Eu aprecio todo o amor e apoio. Mas, por favor, não deixem essa controvérsia diluir a mensagem que eu e Childish Gambino estamos tentando passar", falou.

"Nós estamos falando sobre injustiças que testemunhamos e ele ajudou a criar uma plataforma para que todas as nossas vozes fossem ouvidas. Não vamos descreditá-lo por isso. O foco deve ser em causar mudanças em nossas comunidades e em construir equidade. Isso é maior que eu e ele e maior que a música. Não vamos perder o foco. Ninguém ganha quando a família briga", finalizou.

Até o momento, Childish Gambino não se pronunciou sobre o assunto.