Chay Suede lança música ‘Chora Pra Ver Como É’ em seu aniversário

João Pedro Malar* - O Estado de S.Paulo

Novo single faz parte de projeto musical chamado 'O Sal'; ouça

Chay Suede irá lançar um novo EP com o nome de 'O Sal'

Chay Suede irá lançar um novo EP com o nome de 'O Sal' Foto: Luciana Prezia / Estadão

O ator e cantor Chay Suede completou 28 anos de idade na terça-feira, 30, e aproveitou para lançar um novo single, Chora Pra Ver Como É. A música faz parte de um projeto do artista, que já havia lançado um álbum solo em 2013, e recebeu o nome de O Sal.

Chay anunciou o projeto pela primeira vez em seu Instagram, em 17 de junho, e revelou que ele será um EP, que geralmente tem menos músicas do que um álbum. O ator contou que as músicas foram escritas por ele e por seu amigo, Rodrigo Peirão.

“Me animei com as músicas novas, porque canções recém compostas trazem ânimo fresco sempre”, contou ele, revelando que voltou a escrever músicas em 2019. Chay fez parte dos álbuns do grupo Rebeldes, formado por cantores que também atuavam na série da Record, baseada na homônima mexicana, e lançou um álbum solo, Chay Suede, em 2013 e um álbum em 2016, Aymorecó, quando formou uma dupla com Diogo Strausz.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ano passado voltei a escrever canções, acho que não havia escrito nenhuma desde o @aymoreco . Mostrei algumas delas pro meu irmão @ropeirao , ele também me mostrou algumas coisas que vinha criando e juntos encontramos destino pra letras e harmonias que há um tempo estavam perdidas. Me animei com as músicas novas, porque canções recém compostas trazem ânimo fresco sempre, mas também porque ouvia através delas o som de uma engrenagem que estava me transformando e me mudando de lugar. Fiquei com vontade de gravar, mas não sabia como e com quem, as canções que tínhamos eram todas propositalmente curtas e sintéticas, eu sabia que elas exigiriam uma dinâmica diferente, então @ropeirao disse que eu precisava conhecer o @zopelar , acertou, eu precisava mesmo. Fomos ao estúdio dele, mostramos as composições, ele gostou, e então me mostrou algumas demos de um disco que estava gravando com @lhommestatue , eu achei lindo, gostei grande. Começamos a gravar, conheci o @otherdavis , que se entusiasmou com a coisa e colocou a energia certa na hora certa, me entusiasmou também. Eu e @lhommestatue nos encontramos um dia na casa do @ropeirao , comemos polpetone, bebemos vinho, gostamos um do outro e compusemos uma música linda, gravamos em seguida. As músicas foram ganhando o tamanho delas, @otherdavis ouviu e disse coisas bonitas, me encorajou a colocá-las pra jogo na forma de um EP, eu topei. O projeto se chama @o__sal, e a primeira música, “Chora pra ver como é”, será lançada no dia do meu aniversário, 30/06, meu presente pra mim e pra quem gosta de presente.

Uma publicação compartilhada por chay (@chay) em

Na descrição do vídeo de Chora Pra Ver Como É, a canção é definida como uma mistura de jazz e funk, que “aprofundando-se para a experiência pessoal de transformação e renovação através das lentes de alguém cuja música estará para sempre entrelaçada com sua identidade”.

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais