Bárbara Paz relembra acidente que causou cicatrizes em seu rosto

Gabriela Marçal - O Estado de S.Paulo

'Morri dia 25 de dezembro de 1992', escreveu a atriz

Bárbara Paz é atriz, escritora e diretora de cinema

Bárbara Paz é atriz, escritora e diretora de cinema Foto: Tiago Queiroz/ Estadão

Bárbara Paz fez um post em seu Instagram nesta quarta, 25, relembrando o acidente de carro que aconteceu em 1992 e a deixou com cicatrizes no rosto

"Morri dia 25 de dezembro de 1992, num chevet branco ao som de Erótica de Madonna", escreveu a atriz sobre o grave incidente que ocorreu quando ela tinha 17 anos e era modelo.

No texto, a vencedora do Melhor Documentário no Festival de Veneza mistura a descrição de sua personalidade com os ferimentos que sofreu na época.

Segundo a publicação, Bárbara teve que tomar morfina para superar lesões, como traumatismo craniano, e 434 pontos que foram dados para suturar cortes no rosto.

Entre as sequelas, a artista menciona perda de memória, diminuição da força muscular, dificuldade na fala e alterações na visão e na audição.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Morri dia 25 de dezembro de 1992, Num chevet branco ao som de Erótica de Madonna. /Não gosto daquelas pessoas que acordam sempre felizes. Aquelas que postam fotos sorrindo . Como se o mundo fosse feliz. /Odeio Natal . 434 pontos , espessura.- tamanho . pó de vidro . Rasgo . Corte . Fratura . Exposta . Dentes ,mandíbula .Reza. álcool, lésbicas? -adolescentes :gêmeas ,música, livro .Vestido branco. /-Era pêssego que eu comia . -Ela não quis dormir na casa dele. Pediu o carro.-17 anos. Traumatismo craniano .perda da consciência/desmaio;dor de cabeça intensa;sangramento na cabeça, pela boca, pelo nariz ou pelo ouvido;diminuição da força muscular;sonolência;dificuldade na fala;alterações a visão e na audição;perda da memória; Tento medir o tamanho . Rasgo de orelha direita até a boca . Pele suspensa por um nervo . Dentes expostos . Do lado esquerdo ?. Rasgo do olho até a boca . Pó de vidro . Música .Raio x./Vamos rezar uma novena . Ela perdeu a mãe , não não tem pai . Morreu também . Diz que é modelo .Não para de falar . Tagarela. Ela precisa parar para não rasgar mais a pele.”. 'A morfina é um fármaco narcótico de alto poder analgésico usado para aliviar dores severas. Pertencente ao grupo dos opioides, foi isolado pela primeira vez em 1804 por Friedrich Sertürner, que começou a distribuir a droga em 1817.’ Estou com sono , mas não vou parar de dar o depoimento . Pode ligar para 597-1595 não! não tem ninguém .. liga para o ..Sr. Gonzales em Novo Hamburgo . Ele é médico. Pai das meninas . que horas são ? Bebi .Tomei um porre .Champanhe ./-Posso te contar uma coisa ? Nasci ao som de Rebel Rebel de David Bowie em 1974. Ano que tocava Eagles, Linda Rostad, Rolling Stones, Gloria Syanor com Never Say Goodbye , George MacCrace com Rock you baby Queen, Killer Queen, Bob Marley com no women cry , Clara Nunes e Secos e Molhados. .S=Dont let the sun go down on me .. and Good Bye Yellow Brick road..by Elton John( na lista das mais tocadas ) ./-coca-cola tem? /-você pode não sorrir? /-não consigo / -mas é que tem vidro no seu rosto ./-é que é muito engraçado / -não tem coca-cola no hospital?/ -é que hoje é feriado é natal./ - e não tem coca ? ( pág.12 Livro B).

Uma publicação compartilhada por Bárbara Paz (@barbararaquelpaz) em

Nos comentários, amigos e fãs da atriz demonstraram apoio e admiração. 

"Uma história tão forte que tenho imagens vivas dela na minha cabeça, mesmo não a tendo vivido", escreveu o ator Mateus Solano. O ator e Bárbara contracenaram juntos em Amor à vida, em 2013; na novela das 21h ele interpretou Félix e ela atuou no papel de Edith. Em 2010, eles também trabalharam juntos em Viver à Vida.

A atriz Giovanna Lancelotti também comentou o post: "Sua história é sua fortaleza!".