Angelina Jolie vai produzir programa que ensina jovens a fugirem de notícias falsas

Redação - O Estado de S.Paulo

‘As crianças de hoje estão expostas a muitas opiniões, mas não necessariamente a informação confiável’, disse a atriz

A atriz Angelina Jolie.

A atriz Angelina Jolie. Foto: REUTERS/Hannah McKay

Angelina Jolie vai ser produtora executiva do programa Our World (Nosso Mundo, em tradução livre), na BBC de Londres. O projeto pretende estimular a alfabetização midiática e global de crianças de sete a 12 anos.

Em outras palavras, o objetivo é ajudar esse público a interpretar o noticiário sem se agarrar à onda de informações falsas (fake news). "As crianças de hoje estão expostas a muitas opiniões, mas não necessariamente a informação confiável, que é baseada em fatos", disse a atriz à BBC.

Segundo o diretor do Serviço Mundial da BBC, Jamie Angus, o canal encomendou uma pesquisa que aponta que crianças ficam por dentro das notícias por volta dos sete anos de idade e criam uma conta em uma rede social aos 12,6 anos.

Além disso, Angelina Jolie destacou a importância de levar esse trabalho para crianças de todo o mundo. “Também é relevante para mim que o projeto seja global e ajude os jovens de diferentes países a se conectarem uns aos outros e ter uma maior conscientização e compreensão das notícias em uma base internacional”, afirmou.

O programa deve estrear em 2019 e vai contar com dez episódios semanais.