Ana Furtado inicia quarta semana de radioterapia: 'Está tudo bem'

Redação - O Estado de S.Paulo

Apresentadora realizou a última sessão de quimioterapia em setembro

Ana Furtado faz tratamento contra câncer de mama.

Ana Furtado faz tratamento contra câncer de mama. Foto: Instagram/aanafurtado

Após concluir quimioterapia, a apresentadora Ana Furtado está fazendo radioterapia. Nesta segunda-feira, 3, ela iniciou a quarta semana do tratamento, disse que "está tudo bem" e falou sobre as orientações que está seguindo para manter a pele saudável.

Os cuidados têm o objetivo de evitar prejuízos na área tratada com radiação e ajudar no tratamento como um todo.

Segundo Ana, a pele fica "bastante castigada" devido à radiação, e ela está usando sabonetes, cremes e peças íntimas específicas para se proteger. Mas ela alerta: "Essa é uma fórmula que está dando certo para mim e que foi indicada pelo meu médico. Os efeitos da radio podem variar muito de acordo com o tipo de radiação, quantidade, estado de saúde do paciente e medicamentos usados. Portanto, é muito importante que você siga os cuidados e produtos recomendados pelo seu médico", disse.

Para evitar o ressecamento da pele, ela toma banho uma vez por dia, usa sabonete de glicerina e passa creme hidradante três vezes por dia. Não ficar exposta ao sol e tomar bastante água são outras orientações que ela está seguindo.

No Instagram Stories, ela detalhou melhor cada uma das recomendações e reforçou que o método é individualizado, ou seja, cada paciente deve seguir as orientações do próprio médico.

Com sessões diárias de radioterapia, a apresentadora se mostra otimista e incentiva quem passa pelo mesmo processo. "Mantenha a fé, confiança e esperança no sucesso do tratamento. Já está comprovado que o otimismo e pensamento positivo ajudam muito para isso", afirmou.

Ana Furtado revelou a luta contra o câncer de mama em maio deste ano. Na ocasião, ela já tinha feito a cirugia para retirada do tumor. A apresentadora disse que descobriu a doença após um autoexame e uma mamografia e, por isso, também ressaltou a importância do autoexame.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Hoje inicio a quarta semana de radioterapia e está tudo bem! Tenho muito cuidado da pele, que fica bastante castigada pela radiação. Segui à risca as recomendações médicas e o resultado é uma pele saudável, até agora. Como consegui? Vou dividir aqui com vocês, mas vou deixar mais detalhes nos stories, ok? ☺️ 1) Tomar apenas um banho por dia. Ajuda a não ressecar a pele. 2) Banho com sabonete de glicerina, de preferência calêndula, por ser calmante e refrescante. Uso da @granadopharmacias. 3) Passar três vezes ao dia creme hidratante. Tenho usado um importado chamado Biafine, mas aqui no Brasil temos outras opções. Alguns médicos do INCA e do COI e me passaram uma lista com alguns nomes (deixarei nos stories). Passo imediatamente após a sessão de radioterapia e mais 2x até a do dia seguinte. Não deixar NENHUM vestígio de creme na pele para receber a radiação. 4) Compressa de chá de camomila na temperatura ambiente. Ajuda a acalmar minha pele. 5) Fuja do sol!!!!! ⛱☀ Não adianta usar protetor solar! Use uma camisa fechada cobrindo a área tratada. 6) Beba bastante água. Quanto mais alcalina a água for, melhor. Eu bebo uma água que, além de alcalina, é ionizada, rica em minerais e anti-radicais livres, do filtro Hailiving @hailivingbr #hailiving 7) Tente não usar sutiã e roupas apertadas. 8) Unha curta! Para evitar arranhar a região durante o dia ou durante o sono. 9) Mantenha a fé, confiança e esperança no sucesso do tratamento. Já está comprovado que o otimismo e pensamento positivo ajudam muito para isso. Boa sorte para quem está passando ou irá passar por isso. Ninguém disse que seria fácil, mas posso dizer com toda a minha certeza que é possível. É possível passar por todo esse processo e sair vitoriosa e bem. Cabeça erguida, mangas arregaçadas, coração aberto e força! Bora pra luta!!!! OBS: Essa é uma fórmula que está dando certo pra mim e que foi indicada pelo meu médico. Os efeitos da rádio podem variar muito de acordo com o tipo de radiação, quantidade, estado de saúde do paciente e medicamentos usados. ⚠Portanto, é MUITO importante que você siga os cuidados e produtos recomendados pelo SEU médico.⚠

Uma publicação compartilhada por Ana Furtado (@aanafurtado) em