PUBLICIDADE

Warner Bros. reprime eventos temáticos de Harry Potter por fins comerciais

Festivais estão proibidos de usar quaisquer 'nomes, lugares ou objetos' associados à saga do bruxo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Em outubro de 2014, estudantes doChestnut Hill College, na Filadélfia, comparecem ao festival anual de'Harry Potter'. Foto: David Swanson/The Philadelphia Inquirer via AP

A Warner Bros. está reprimindo festivais temáticos de Harry Potter nos Estados Unidos, atitude que deixou os fãs desapontados. A nova regra veio com a alegação de que é preciso evitar atividade comercial não autorizada - e que não rende faturamento para a empresa.

PUBLICIDADE

Com a decisão, os festivais estão proibidos de usar quaisquer "nomes, lugares ou objetos" associados à saga do bruxo. Todos os nomes, personagens e marcas são registrados pela Warner.

Os organizadores dos eventos dizem que vão transformar os encontros em celebrações genéricas de magia. Um festival da Filadélfia, por exemplo, vai passar a usar um tema mais vago, algo como "varinhas e magos".

"É quase como se a Warner Bros. fosse assumida por Voldemort, tentando usar magia negra para destruir a luz de uma pequena cidade", disse Sarah Jo Tucker, de 21 anos, do Chestnut Hill College.

O local é palco de um torneio de quadribol, famoso jogo que aparece no primeiro filme, em que os participantes usam vassouras para se mover pelo campo. Na vida real, também há vassouras - ou, ao menos, um longo bastão entre as pernas, mas com os pés no chão.

Na internet, os fãs da saga de J.K. Rowling se manifestaram sobre a proibição da Warner. "Isso é tão triste. A nossa família adorou o Wizarding Weekend [Fim de Semana da Bruxaria, em tradução livre] em Ithaca no ano passado. Warner Brothers certamente ganha dinheiro suficiente com a franquia de Harry Potter sem ter que encerrar esses festivais (e lojas e jantares... Sim, mesmo jantares!)", escreveu uma internauta no Twitter.

"Estou no aeroporto vendo uma reportagem sobre como eles estão proibindo festivais temáticos de Harry Potter ao redor do mundo porque é ilegal realizá-los se não há objetivo comercial. O mundo é patético", escreveu outra pessoa.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.