Vídeos buscam ajudar pais de crianças com necessidades especiais

João Pedro Malar* - O Estado de S.Paulo

Projeto do Instituto Nossa Aldeia começa nesta segunda-feira, 13, e terá o lançamento de um vídeo por dia; saiba como assistir

Quarentena criou necessidades de adaptações e mudanças na rotina de pais de crianças com deficiência

Quarentena criou necessidades de adaptações e mudanças na rotina de pais de crianças com deficiência Foto: Unsplash

A necessidade de isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de pais de crianças com deficiência, criando uma necessidade de adaptações e mudanças. Pensando nisso, o Instituto Nossa Aldeia irá lançar, a partir desta segunda-feira, 13, uma série de vídeos para ajudar esses pais.

O primeiro vídeo, que será lançado às 19h no canal no YouTube do Instituto, irá falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mostrando a atual situação de famílias com autistas em meio à quarentena, além de recomendações, dicas e recados para os pais. O objetivo da produção é ajudar as famílias a passar pelo período de isolamento de forma mais amena.

Os próximos vídeos serão lançados diariamente, e falarão sobre o isolamento para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com comprometimento nas funções executivas e para crianças com dificuldades de aprendizagem. Todas as produções contarão com entrevistas com especialistas nas áreas, entrevistados pela fundadora do Instituto, Paloma de Paula, e darão dicas para ajudar na quarentena.

Para Entender

Coronavírus: veja o que já se sabe sobre a doença

Doença está deixando vítimas na Ásia e já foi diagnosticada em outros continentes; Organização Mundial da Saúde está em alerta para evitar epidemia

Por fim, o vídeo da sexta-feira, 17, terá um tema livre, que será definido a partir de interações com o público-alvo da organização. O Instituto Nossa Aldeia foi criado em 2019, e tem como objetivo conectar mães de crianças com necessidades especiais, produzindo conteúdos sobre o tema.

Receba no seu email as principais notícias do dia sobre o coronavírus

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais