Vídeo com discurso sobre racismo feito por menina de nove anos viraliza

Rafael Gonzaga - Especial para O Estado

Pessoas do mundo inteiro compartilharam o vídeo em que a jovem norte-americana Zianna Oliphant fala sobre racismo; material foi motivado pela morte de mais um homem negro pela polícia

Zianna Oliphant se emociona ao falar sobre a violência sofrida por pessoas negras

Zianna Oliphant se emociona ao falar sobre a violência sofrida por pessoas negras Foto: Foto: Reprodução/ Youtube

Um vídeo emocionante com o discurso de uma menina de apenas 9 anos sobre violência racial se tornou o novo viral das redes sociais. O nome da jovem é Zianna Oliphant e o depoimento foi feito na noite da última segunda-feira (26), quando moradores da cidade de Charlotte, no estado norte-americano da Carolina do Norte, se reuniram para debater a morte de Keith Lamont, um homem negro assassinado a tiros pela polícia na semana passada.

Na internet, o discurso deu novo gás para a discussão Black Lives Matter, que tem origem na comunidade afro-americana e questiona a violência sofrida por pessoas negras. O vídeo postado pela BBC já somava mais de meio milhão de visualizações nesta quinta-feira. Zianna falou, entre lágrimas, sobre o último episódio e sobre como isso afeta sua vida. “Sinto que nós somos tratados de maneira diferente do que outras pessoas e não gosto da maneira como nos tratam só por causa da nossa cor. (...) Não deveríamos precisar protestar porque vocês estão nos tratando mal. Fazemos isso porque deveríamos ter direitos”, discursou a jovem.

A reunião onde Zianna discursou foi convocada como uma tentativa de acalmar os ânimos da população em Charlotte, que iniciou uma onda de protestos após a morte de Keith Lamont.

Aqui no Brasil, muita gente fez questão de demonstrar apoio à fala de Zianna:

Assista ao vídeo completo com o discurso da menina: