Vendas de fitas cassete aumentam 74% nos EUA em 2016

- O Estado de S.Paulo

Nos últimos anos, artistas pops como Justin Bieber e The Weeknd lançaram seus álbuns em fita

Vendas de fita cassete crescem nos EUA.

Vendas de fita cassete crescem nos EUA. Foto: Pixabay

Fita cassete geralmente é considerado algo antigo, pois quase não há leitores para esta mídia nos carros e aparelhos de som em geral. Mas engana-se quem acha que a fita morreu. Uma matéria da The Vinyl Factory revelou que houve crescimento de 74% nas vendas de fitas cassete nos Estados Unidos, de acordo com estudo da Nielson Music.

Os dados apontam que, em 2015, foram vendidas 74 mil unidades e, em 2016, esse número saltou para 129 mil. Segundo a Billboard americana, um dos fatores para este crescimento é o lançamento de álbuns de artistas pop e trilhas sonoras de filmes nessa mídia.

Justin Bieber é um dos exemplos, e lançou Purpose, seu último álbum, também em fita cassete. O filme Guardiões da Galáxia também lançou sua trilha sonora incluindo a mídia.

A fita cassete é considerada pela indústria da música como 'mídia morta', mas parece que o sentimento de nostalgia está tomando conta das pessoas como um todo - o disco de vinil, outra mídia antiga, atingiu 13,1 milhão de vendas nos EUA em 2016.