Site indica se filmes e séries têm atores ou membros da produção denunciados por assédio sexual

Redação - O Estado de S.Paulo

Segundo The Rotten Apples, a ideia não é menosprezar as obras, mas sim manter o assunto em disussão na mídia

Classificação de Meia Noite em Paris, dirigido por Woody Allen, acusado de abuso pela filha em 2014.

Classificação de Meia Noite em Paris, dirigido por Woody Allen, acusado de abuso pela filha em 2014. Foto: Resultado de busca Rotten Apple/www.rottenappl.es

O site The Rotten Apples foi lançado para indicar se filmes ou séries têm atores ou membros da produção que foram denunciados por abuso ou assédio sexual. Se sim, a plataforma indica quem e em qual cargo atuou. 

Segundo informe do próprio site, a meta é aumentar o nível de informação e manter o assunto em discussão na mídia. “De forma alguma condenamos as obras”. Todas as informações são baseadas em banco de dados, e o site comunica que erros podem acontecer. É possível a correção por parte dos usuários. 

 

As Maçãs Podres. O E+ testou, e deu quase certo. Tentamos Meia Noite em Paris, dirigido por Woddy Allen, acusado de estupro por sua filha Dylan Ferrow. Após um rápido momento de busca, aparece na tela: Rotten Apple (Maçã Podre), e o nome do diretor acusado de abuso.  

House Of Cards também recebe a classificação Rotten Apple, e o site indica Kevin Spacey. Amor e Tulipas, dirigido por Harvey Weinstein, tem a mesma classificação.

No entanto, os filmes Assassinato no Expresso Oriente e Animais Fantásticos 2, ambos com Johnny Depp no elenco, estão listados como Fresh Apple. Depp é acusado de agressão à mulher, embora não tenha seu nome vinculado a crimes de abuso e assédio sexual.  

As Maçãs Frescas. São as obras supostamente livres de relação com abuso. Entre eles estão os seriados Friends, The O.C. e The Crown, testados pela reportagem. Colocamos o nome das obras no campo de busca e como resultado vimos Maçãs Frescas e nenhum nome indicado. 

Será que é maçã é boa mesmo?