‘Se quer comer, coma plantas com gosto de plantas’, diz Paola Carosella sobre hambúrguer vegetal

Camila Tuchlinski - O Estado de S.Paulo

Chef se manifestou a respeito do assunto no Twitter e dividiu opiniões

A chef Paola Carosella.

A chef Paola Carosella. Foto: Fábio Guinalz

Paola Carosella usou as redes sociais nesta quinta-feira, 26, para fazer críticas ao chamado hambúrguer vegetal, recentemente comercializado no Brasil.

“Experimentei por curiosidade o ‘hambúrguer’ de plantas ‘sabor’ carne. Não é hambúrguer, não tem gosto de carne, nem textura de carne, o que é óbvio pois não é carne. Gorduroso, pastoso, desagradável. Uma b... ultraprocessada oportunista no momento de mais confusão alimentar da história”, escreveu a jurada do MasterChef.

Recentemente, duas empresas americanas começaram a comercializar o hambúrguer vegetal. São foodtechs, companhias que usam a tecnologia para quebrar paradigmas na produção de alimentos. Elas foram as pioneiras na fabricação de hambúrgueres de planta, um produto feito com leguminosas, mas com textura, gosto e suculência de carne.

Além disso, a rede Burguer King começou a vender o hambúrguer de planta em algumas unidades na cidade de São Paulo.

A discussão no perfil de Paola dividiu opiniões entre os internautas. “Não é só o momento de maior confusão alimentar da história. É o momento de maior confusão da história para tudo, inclusive alimentar”, disse um seguidor.

“Sou vegetariano, mas não como essas coisas mega processadas. Prefiro o sempre artesanal de cogumelos, grãos de bico”, escreveu outro.

E teve gente que discordou da chef: “Não concordo. Eu não parei de comer carne porque não gosto do gosto, por isso, não vejo nada demais em comer um hambúrguer de planta sabor carne”.

Tweet de Paola Carosella sobre o hambúrguer vegetal.

Tweet de Paola Carosella sobre o hambúrguer vegetal. Foto: Twitter/PaolaCarosella

Diante de milhares de curtidas, retuitadas e comentários, a chef aconselhou: “Sugiro o seguinte: Se você quer comer coisas sabor carne, coma carne. Se quer comer plantas, coma plantas com gosto de plantas. E se quer parar ou diminuir o consumo de carne, o universo vegetal é gigantesco. Não se deixe enganar”, concluiu Paola Carosella.

Paola Carosella faz críticas ao hambúrguer vegetal no Twitter.

Paola Carosella faz críticas ao hambúrguer vegetal no Twitter. Foto: Twitter/PaolaCarosella

Para a jurada do MasterChef, produtos que tentam substituir a carne, com muitos elementos químicos, não são opções saudáveis. Ao mesmo tempo, Paola não entra na questão ambiental defendida por muitos veganos: nenhuma vida animal vale à pena em detrimento da alimentação, vestimenta, testes de laboratórios entre outras situações que podem causar sofrimento aos bichinhos.

VEJA TAMBÉM: Personalidades que aderiram ao veganismo

 

Reprodução / YouTube
Ver Galeria 13

13 imagens