São Paulo terá sessões gratuitas de filmes italianos em junho

Agência - ANSA

Atividade faz parte de uma série de eventos promovidos pelo Instituto Italiano de Cultura, que conta também com um curso de história da arte

Filmes italianos terão legendas em português.

Filmes italianos terão legendas em português. Foto: Robson Fernandjes/Estadão

O Instituto Italiano de Cultura (IIC) de São Paulo promove, até o próximo dia 22 de julho, o ciclo Cinema de Inverno, uma série de eventos culturais em homenagem a arte, música e cinema do país europeu. A iniciativa conta com a exibição gratuita de filmes italianos.

As atividades serão realizadas no casarão do IIC, na Avenida Higienópolis, na Unibes Cultural, na rua Oscar Freire e no Instituto de Cinema, localizado na Teodoro Sampaio.

A programação conta com um curso de história da arte, ministrado por Luciano Migliaccio e Simone Floridia, nos dias 12, 19 e 26 de junho. Também haverá uma visita guiada no IIC com a arquiteta Olívia Buscariolli, no dia 22 de julho, para explorar as instalações, a biblioteca e a memória arquitetônica do local.

No dia 13 deste mês, ocorrerá um recital de harpa com a professora Paola Baron, harpista principal da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Além disso, entre os dias 25 e 30 de junho, na Unibes Cultural, será realizada a 3ª edição do Italian Film Fest, com exibição de filmes clássicos e contemporâneos, documentários e debates sobre cinema. A inauguração, no entanto, ocorre na próxima segunda-feira, 17.

Por ocasião do solstício de inverno - o dia mais curto do ano -, o IIC apresentará no dia 21 de junho, no Instituto de Cinema, um programa de curtas recentes que aborda a produção italiana contemporânea por meio de filmes de vários gêneros, todos apresentados em famosos festivais internacionais.

Já entre 27 de junho e 25 de julho, haverá a exibição de filmes italianos no Instituto de Cultura, como La pazza gioia (2016), Quo Vado? (2016), Fiore (2016) Fai bei sogni (2016) e Veloce come il vento (2016). Todos os longas terão legendas em português. A programação completa pode ser conferida no site do IIC.