PUBLICIDADE

Programa da ONU realiza pesquisa sobre bem-estar da população LGBTI

Estudo busca identificar como estigma e discriminação afetam a qualidade de vida e a saúde mental dessas pessoas

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Saúde mental de pessoas LGBTI é um dos focos de pesquisa da ONU. Foto: Sharon McCutcheon/Unsplash

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) e a LGBT Foundation lançaram uma pesquisa online sobre a felicidade, vida sexual e a qualidade de vida de homens e mulheres homossexuais, bissexuais, pessoas trans e intersexo.

PUBLICIDADE

O objetivo da pesquisa é entender como o estigma e a discriminação em diferentes áreas sociais afetam o bem-estar desse público, incluindo a saúde mental.

A pesquisa, que leva em torno de 12 minutos para ser respondida, está disponível em português e em mais de outros 16 idiomas. Clique aqui para participar do estudo.

Segundo a Organização das Nações Unidas, embora já existam pesquisas que avaliem o bem-estar das pessoas LGBTI por meio da mensuração dos níveis de violência, do status legal e da saúde — frequentemente a partir do risco e status para o HIV —, poucas análises voltam-se para o bem-estar mental dessa população.

Para a entidade, esse aspecto é essencial para garantir a saúde geral e o acesso dessa população a oportunidades econômicas. É possível participar da pesquisa até 31 de julho deste ano. A iniciativa garante o anonimato dos que responderem ao questionário.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.