Professora se inspira em 'Harry Potter' para decorar sala de aula

Redação - O Estado de S.Paulo

O ambiente tem desde varinhas e gaiolas de coruja a chapéus de bruxo, bandeiras das casas de Hogwarts, tudo para receber os alunos da 3ª série

Professora da 3ª série de escola na Pensilvânia, EUA, transformou sala de aula em Hogwarts para receber seus novos alunos. Nos EUA, o ano letivo se inicia em agosto.

Professora da 3ª série de escola na Pensilvânia, EUA, transformou sala de aula em Hogwarts para receber seus novos alunos. Nos EUA, o ano letivo se inicia em agosto. Foto: Facebook/tressa.bargella

A professora Tressa Bargella dá aula para a terceira série do ensino fundamental em uma escola na Pensilvânia, nos Estados Unidos, e resolveu receber seus novos alunos com uma surpresa: uma sala de aula com decoração inspirada em Hogwarts, de Harry Potter.

Na entrada, há uma reprodução da fachada de Hogwarts, parede com uma placa da plataforma 9 3/4. No teto da sala, estão penduradas bandeiras das casas Griffnoria, Sonseria, Lufa Lufa e Corvinal; nas estantes há malas e gaiolas de corujas iguais as do filme; um totem elege o "bruxo número 1 da semana"; em um mural, há exemplares do jornal O Profeta Diário pendurados, entre muitos outros detalhes.

E a imersão no universo Harry Potter não parou por aí: a professora fez questão de fazer uma carta personalizada para cada aluno imitando a carta de aceitação de Hogwarts.

"Tudo terminado! Eu estou completamente exausta, mas valeu a pena. Eu realmente não sei dizer quantas horas isso levou, mas, no fim, eu passei mais tempo aqui do que em casa em alguns dias e agora é um lugar muito feliz. Espero que meus novos pequenos bruxinhos adorem estar dentro das paredes de Hogwarts assim como eu! Um novo ano mágico!", publicou a professora Tressa em seu Facebook, junto às fotos mostrando o resultado do trabalho.

A iniciativa da professora encantou milhares de pessoas e a publicação viralizou – foram mais de 172 mil compartilhamentos. Em entrevista ao Good Morning America, Tressa falou: "Harry Potter é tão compreensível. Ele luta com muitos dos mesmos problemas que eles [os alunos] lutam. Uma vida difícil em casa, problemas com bullying, fazer novos amigos e aceitar quem são".

No primeiro dia de aula, os pais entraram na sala junto aos alunos, e puderam observar a surpresa. As crianças adoraram, segundo ela. "Eles entraram com os olhos arregalados e ficaram de boca aberta", disse.

A professora é fã de Harry Potter por conta de sua filha mais velha, e espera incentivar os seus alunos a lerem a saga de livros também. "Do ponto de vista literário, é ótimo. Nós já começamos o primeiro livro e espero que consigamos ler dois ou três nesse ano. Depois disso, os livros ficam um pouco mais obscuros", comentou.

Ela disse ainda que, ao tornar o ambiente da sala de aula mais divertido e acolhedor, pretende deixar o aprendizado mais fácil. "As crianças estão sob muita pressão. Algumas têm ansiedade e qualquer coisa que eu possa fazer para deixar mais divertida a experiência de aprender, faz as coisas melhorarem", ela falou.