Prefeitura de SP está com inscrições abertas para casamento coletivo de pessoas LGBTIs 

Caio Nascimento - O Estado de S.Paulo

Iniciativa é voltada para casais sem condições financeiras de arcar com uma cerimônia; veja como participar

Casamento coletivo igualitário é um direito garantido pela Justiça na resolução de número 175, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça em maio de 2013.

Casamento coletivo igualitário é um direito garantido pela Justiça na resolução de número 175, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça em maio de 2013. Foto: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

O casamento coletivo igualitário, voltado para LGBTIs (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) da capital paulista, teve as inscrições prorrogadas até esta quinta-feira, 3. O evento ainda não possui data confirmada, mas está previsto para ocorrer na primeira quinzena de novembro no centro da cidade.

O projeto, criado em 2017 pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, é voltado para pessoas sem condições financeiras de arcar com uma cerimônia. Segundo o órgão, a iniciativa visa mostrar para a população de São Paulo que "o mais importante é fomentar a cultura do respeito", independentemente da “orientação sexual ou identidade de gênero”.

Além disso, a pasta ressalta que o intuito é reforçar o direito do casamento homoafetivo, garantido pela Justiça desde maio de 2013, por meio da resolução número 175, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os casais interessados podem fazer as inscrições em um dos quatro Centros de Cidadania LGBTI do município. Basta cada um levar certidão de nascimento atualizada, RG, CPF, comprovante de endereço e a Carteira de Trabalho. Todos originais. Veja abaixo os endereços:

Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas (Região Central)

Rua General Jardim, n° 660 – sala 32 a

Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (Região Norte)

Praça do Centenário, 43 – Casa Verde

Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Região Leste)

Avenida Nordestina, 496 – São Miguel Paulista

Centro de Cidadania LGBTI Edson Neris (Região Sul)

Rua São Benedito, 408 – Santo Amaro