Praça do Pôr do Sol recebe última edição do SP_Urban Digital Festival 2018

Redação - O Estado de S.Paulo

Evento acontece no Alto de Pinheiros, em São Paulo

Fachada do icônico edifício do Centro Cultural Correios de São Paulo, localizado no Vale do Anhangabaú

Fachada do icônico edifício do Centro Cultural Correios de São Paulo, localizado no Vale do Anhangabaú Foto: Bia Ferrer

A quinta e última ação do SP_Urban Digital Festival 2018 ocorrerá em lugar inédito: na Praça do Pôr do Sol, no Alto de Pinheiros. O local, considerado um dos mais belos de São Paulo, será ocupado pela instalação Miragem, do artista visual uruguaio Fernando Velázquez.

"Miragem é uma intervenção urbana que explora o aspecto ritualístico do lugar. A Praça do Pôr do Sol é um dos poucos locais da cidade de São Paulo em que as pessoas se reúnem para ver o pô do sol. Fundindo-se ou contrastando com o entorno, a obra propõe uma experiência sensorial e imersiva híbrida", conta Velázquez.

A obra em plataforma LED circular será posicionada na linha do horizonte, que fica nítida aos que ocupam a praça. O conteúdo audiovisual vai se modificando conforme a luz natural, ou seja, a cada hora a obra terá um aspecto visual diferente, dialogando com a intensidade do dia e com as cores do céu.

Em novembro, o festival passou pelo MIS (Museu de Imagem e do Som), Unibes Cultural e Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp.

Desde a primeira edição em 2012, o SP_Urban tem o objetivo de espalhar arte digital pela cidade, de forma gratuita e prezando pela ocupação democrática dos espaços públicos. A instalação Miragem pretende enfatizar como a iluminação urbana interfere no cotidiano do cidadão e altera a percepção do ambiente ao redor.

Para mais informações, acesse o site.

Serviço:

Miragem, 2018 (Fernando Velázquez)

Data: 6 a 16 de dezembro

Horário: das 7h às 22h

Endereço: Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro - Alto de Pinheiros São Paulo - SP

Acesso livre e gratuito