Páscoa: Aprenda a fazer uma colomba pascal para o seu cão

Camila Tuchlinski - O Estado de S.Paulo

Delícia, elaborada por veterinária, vai cenoura e doce de amendoim sem açúcar

Aprenda a fazer uma deliciosa colomba pascal para o seu cãozinho.

Aprenda a fazer uma deliciosa colomba pascal para o seu cãozinho. Foto: Pixabay

Em tempos de quarentena, os cães podem ficar entediados em casa. Para agitar um pouco a rotina dos bichinhos, você pode aproveitar o feriado de Páscoa para preparar uma deliciosa colomba pascal para ele. E o mais bacana: sem açúcar e com ingredientes que podem colaborar na saúde do seu pet.

Os ovos de chocolate são repletos de gordura e açúcar, que definitivamente não é recomendado para os cães. E nem um pedacinho, como lembra a veterinária Thais Matos, da DogHero. “O chocolate contém uma substância tóxica chamada teobromina, que o organismo dos animais não consegue eliminar esse componente, intoxicando o animalzinho”, explica.

Além de distrair o cachorrinho com brincadeiras e hobbys diversos durante o isolamento social, você pode preparar a receita especial de colomba pascal, que vai pasta de amendoim e cenoura. “O legume é benéfico para os cães, possui betacaroteno, que beneficia a pele e ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares, câncer e outras doenças crônicas” enfatiza a veterinária Thais Matos.

Receita de colomba pascal para cachorro

O mais legal dessa receita é que não é voltada só para os cães. A combinação dos ingredientes promete cativar também os tutores, que podem compartilhar esse momento com seus pets. Confira:

Ingredientes:

1 xícara de cenoura ralada;

1 ovo

1/2 de xícara de mel

1/4 de xícara de pasta de amendoim integral (sem açúcar, sem sal e sem xilitol)

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Forminhas de silicone que vão ao forno

Modo de fazer:

Pré aqueça o forno a 180 graus. Misture os ingredientes secos (farinha e bicarbonato) em uma tigela e reserve. Em uma outra tigela, junte todos os outros ingredientes até formar uma massa homogênea e bem misturada. 

Aos poucos, para não empelotar, acrescente os secos aos úmidos até tudo estar misturado. Divida a massa em formas de silicone e asse por aproximadamente 20 minutos. Para checar se está pronto, espete uma colombinha com um garfo: se ele sair limpo, a guloseima pascal está pronta. 

Deixe esfriar um pouco e desenforme. Se quiser, pode decorar a colombinha com pasta de amendoim integral e petiscos. Não esqueça de verificar se o bolo está quente antes de servir para o cão. É importante oferecer o alimento aos poucos para o pet, já que o excesso pode causar mal-estar no cachorro. 

Esta receita não é recomendada para cães alérgicos ou intolerantes a algum dos ingredientes.