Ovelhas conseguem diferenciar rostos humanos mesmo sem conhecê-los

Redação - O Estado de S.Paulo

Já se sabia, no entanto, que elas conseguiam identificar outras ovelhas e humanos com quem conviviam

Um estudo feito pela universidade de Cambridge mostrou que ovelhas conseguem diferenciar rostos humanos mesmo sem conhecê-los

Um estudo feito pela universidade de Cambridge mostrou que ovelhas conseguem diferenciar rostos humanos mesmo sem conhecê-los Foto: Cambridge University via AP

Um estudo publicado pela universidade de Cambridge, na Inglaterra, mostrou que ovelhas são mais inteligentes do que se pensava: elas conseguem reconhecer e diferenciar fotos de rostos de pessoas que elas nunca viram antes. Já era sabido que elas conseguiam reconhecer humanos aos quais estavam acostumadas e outras ovelhas, mas diferenciar humanos através de fotos é algo surpreendente.

Jenny Morton, cientista que conduziu o estudo, afirma que ovelhas têm habilidades de reconhecimento facial comparáveis aos de humanos e macacos e que esse fato pode ajudar na pesquisa de doenças como Huntington e outras que afetam o processamento mental humano.

Entre as fotos que os cientistas usaram para fazer o estudo, estavam a do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a atriz Emma Watson, que fez Hermione Granger na série de filmes Harry Potter.