ONG Focinhos de Luz já arrecadou R$ 181 mil após inundação de sede

João Pedro Malar* - O Estado de S.Paulo

O local abrigava cerca de 120 animais resgatados e a organização ainda necessita de produtos que foram perdidos após as chuvas no Rio de Janeiro

Fotos divulgadas pela ONG Focinhos de Luz mostram animais em meio ao abrigo inundado

Fotos divulgadas pela ONG Focinhos de Luz mostram animais em meio ao abrigo inundado Foto: Instagram / @focinhosdeluz

A ONG Focinhos de Luz, que oferece abrigo para animais resgatados, conseguiu angariar cerca de R$ 181 mil com uma campanha de arrecadação de fundos para o reparo da sede da organização. O local foi afetado por fortes chuvas no Rio de Janeiro, e ficou alagado. 

A sede abrigava cerca de 120 animais resgatados, e 20 foram enviados para abrigos temporários. Segundo a ONG o restante está na sede, e no momento não precisam ser enviados para os abrigos pois a água já foi retirada. Nenhum animal morreu ou ficou ferido.

“Ficamos realmente muito comovidos com a proporção que tomou, estamos funcionando há 9 anos e dessa vez vimos uma entrega e corrente de solidariedade das pessoas que não temos nem palavras para agradecer. [...] é incrível essa comoção de todos que abraçaram a nossa causa. Somos extremamente gratos”, disse Gabriella Centurione, uam das voluntárias da ONG.

A ONG também explicou que agora irá realizar a limpeza do local, e depois irão avaliar os danos que a sede sofreu com as chuvas. Ela, então, buscará empresas de material de construção para dar início ao reparo da sede e melhorar a infraestrutura para reduzir os efeitos de futuras chuvas. Clique aqui para acessar a campanha. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

UPDATES: Primeiro de tudo, queremos dizer que estamos sem palavras. Temos 9 anos de existência e nunca vimos uma manifestação de amor e empatia como essa antes! Já fizemos alguns crowdfundings e pedidos de doações em momentos complicados, pois só quem vive esse mundo da defesa dos animais sabe o que passamos e o que temos que superar. Dessa vez, temos que dizer que vocês, amigos, nos surpreenderam com a rede de positividade. Com o esforço, compartilhamentos e divulgação de todos, superamos a nossa meta e acreditamos que vai ser possível fazer muita coisa boa pelos peludos! Muitos estão perguntando dos animais, então vamos dar notícias: - temos 20 animais em lts e hospedagem que cederam espaço para que os peludos ficassem secos e seguros. Depois falamos mais sobre esses parceiros... - nesse momento, os que estão na ong não precisam de lt, mas fizemos uma lista com o nome de todos que ofereceram para caso seja necessário retirá-los de lá. ( Vamos torcer para não ser preciso). Então, por agora podemos descansar com o pedido de lt já que os mais afetados estão a salvo. Mas, um obrigada gigante a quem ofereceu seu lar para abrigar um focinhento! - a água baixou! Pra quem perguntou: temos sistema de drenagem no terreno, mas essa água toda veio do transbordamento dos rios e valões próximos a ong. - precisamos nesse momento de jornais. Temos pontos de coleta em alguns bairros. Endereços no stories. - próximos passos: avaliação do que foi perdido e o que já podemos começar a mexer, a chuva dando trégua! ⛈️ - E queremos deixar aqui registrado um obrigada especial aos nossos cuidadores que não desistiram dos nossos animais e durante esses dois dias foram guerreiros juntamente aos nossos voluntários. Estamos juntos e nossa rede é forte pq ela é puro amor! Obrigada a imprensa que divulgou nossa história e nos ajudou a mostrar um pouco do que passa com uma instituição como a nossa em momentos de caos na cidade! E se quiser fazer parte do nosso time, seja voluntário ou apadrinhe um peludo, pois o trabalho continua! #naocompreadote #focinhosdeluz #viralatas

Uma publicação compartilhada por Ong Focinhos de Luz • RJ (@focinhosdeluz) em

Apesar do sucesso da campanha de arrecadação emergencial, a ONG ressaltou que ainda está precisando de doação de produtos para repor os perdidos no alagamento. Entre os materiais necessários estão  ração, cloro em pó, vassoura, pá, rodo, panos de chão, esponja, álcool, toalhas, sabão em pó, caminhas para os animais, desinfetante e sacos de lixo. Veja os pontos de coleta, todos no Rio de Janeiro:

Endereços que estão recebendo doações para a ONG Focinhos de Luz

Endereços que estão recebendo doações para a ONG Focinhos de Luz Foto: ONG Focinhos de Luz / Divulgação

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais