Nuvem de insetos atinge cidade na Bielorrússia; veja

Redação - O Estado de S.Paulo

Cientistas afirmaram que situação é comum no verão, quando os animais estão na temporada de acasalamento

Milhares de mosquistos invadiram a cidade de Vitebsk, na Bielorrússia.

Milhares de mosquistos invadiram a cidade de Vitebsk, na Bielorrússia. Foto: Pixabay / Jan-Mallander

Um incidente de proporções bíblicas: é assim que a imprensa local tem acompanhado a invasão de insetos que acontece em Vitebsk, cidade da Bielorrússia (também conhecida como a República da Belarus). 

De acordo com a agência russa de notícias Sputnik, diversos residentes postaram vídeos com milhares de insetos formando nuvens enquanto percorriam o céu da cidade. Os animais cobriram todas as superfícies por onde passaram - era possível vê-los principalmente próximos a postes de luz. 

Por mais estranho que seja, os moradores locais estão acostumados ao fenômeno, que acontece todos os anos durante o verão. No entanto, a quantidade de mosquitos este ano não tem precedentes na história da cidade - que, em alguns pontos, parece estar coberta de neve por conta da quantidade de animais. 

Embora assustadores e incômodos, os insetos não representam nenhum perigo. Ainda de acordo com cientistas locais, eles migram todos os anos do rio Daugava, que nasce próximo à fronteira com a Rússia e corta todo o país, durante a temporada de acasalamento.

Confira um dos vídeos: