PUBLICIDADE

Nova Barbie engenheira encoraja meninas para o mundo da codificação

Nos EUA, apenas 24% dos empregos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática eram preenchidos por mulheres em 2017

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Modelos da boneca Barbie exibidos, em fevereiro de 2010, na Feira de Brinquedos de Nova York. Foto: Stan Honda/AFP Photo

A Barbie está se aventurando em habilidades de codificação em sua mais nova carreira como engenheira robótica. Lançada nesta terça-feira, 26, a versão da boneca procura encorajar meninas a partir dos sete anos a aprender habilidades reais de codificação.

PUBLICIDADE

O produto é fruto de parcerias entre a fabricante de brinquedos Mattel com a plataforma de computação de jogos infantis Tynker.

A Barbie Engenheira Robótica vem vestida de calça jeans, camiseta, jaqueta jeans e óculos de proteção.

A boneca acompanha seis lições de codificação grátis inspiradas na Barbie e planejadas para ensinar lógica, resolução de problemas e codificação por montagem de blocos. As lições ensinam meninas, por exemplo, a construir robôs, fazer com que eles dancem em uma festa ou façam polichinelos.

De acordo com estatísticas do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, apenas 24% dos empregos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática eram preenchidos por mulheres em 2017.

A Barbie já teve mais de 200 carreiras em sua vida de quase 60 anos, incluindo presidente, desenvolvedora de videogames e astronauta.

A co-fundadora da Tynker, Krishna Vedati, disse em comunicado que a missão da empresa de empoderar a juventude pelo mundo tornou a Barbie uma parceira ideal para "nos ajudar a introduzir a programação para um grande número de crianças de uma maneira divertida e envolvente".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.