Nike faz vídeo contra violência doméstica na Rússia

- O Estado de S. Paulo

Marca divulgou ação dias após Putin aprovar lei que descriminaliza agressão às mulheres

Ação foi divulgada na semana passada na Rússia.

Ação foi divulgada na semana passada na Rússia. Foto: Reprodução/YouTube/https://www.youtube.com/channel/UCvnCDhh9gtyky_thhnNrhTA

Poucos dias após o presidente da Rússia, Vladmir Putin, aprovar uma lei que descriminaliza a agressão às mulheres e reduz a pena dos agressores, a Nike divulgou um vídeo no qual exalta a força das mulheres e busca combater o machismo. 

Na filmagem, uma garota canta em russo, dentro de um teatro com público elitizado, a canção de ninar "What are our boys and girls boys made of?" (Do que são feitos nossos garotas e garotas?, em inglês). A letra versa sobre meninas serem feitas de "flores, anéis, fofoca e doces".  

No meio da apresentação, atletas mulheres, representando diferentes modalidades esportivas, entram no teatro e inspiram a garota a mudar a letra da música. Aos poucos, ela canta que garotas são feitas de "esforço, perseverança, graça, socos, chutes, força e liberdade em relação ao que os outros pensam", ao que o público estranha.

Ao fim do vídeo, a própria garota se inspira a jogar futebol. A frase "você é o que você faz" fecha a ação, dando um tom de empoderamento às mulheres. 

Confira o vídeo, com legendas em inglês: